<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estes são os três alimentos que ajudam a dormir melhor na menopausa

11 Junho 2025
Forever Young

A partir dos 50 anos, as mulheres apresentam diversos sintomas, como suores noturnos e ondas de calor. Isso dificulta o sono, muitas vezes resultando em insónia. A nutrição é fundamental para reduzir esse impacto.

A insónia pode afetar todos os aspetos da sua vida. A falta de sono pode influenciar muitas decisões, por isso é tão importante cuidar dela. Além disso, com a menopausa e os seus sintomas, como ondas de calor e suores noturnos , dormir é uma tarefa um tanto complicada. Quando se trata de manter um sono de qualidade, existem diferentes remédios, como chás de ervas, melatonina, exercícios matinais para evitar a fadiga noturna e assim por diante. Mas não podemos nos esquecer da nutrição. Especificamente, três alimentos que, devido às suas poderosas propriedades, podem promover um bom sono.

Laura Jorge, nutricionista e autora do livro “O Método Coma Saudável, Viva Saudável “, revelou os alimentos que devem ser incluídos na dieta de uma mulher durante a menopausa. Especificamente, destaca três alimentos: aspargos, bananas e morangos, que “ajudam a dormir melhor durante a menopausa”. A verdade é que esses alimentos têm excelentes propriedades para reduzir o stress e promover o sono.

Durante a menopausa, os níveis de melatonina (a hormona do sono) caem. Soma-se a isso uma queda significativa nos níveis de estrogénio e progesterona, .”também fortemente influenciada por problemas de sono.

Por esse motivo, muitas mulheres apresentam distúrbios do sono durante a transição da menopausa. Após esse período, a solução seria produzir mais melatonina para melhorar o descanso.

  1. Aspargos : Este é um alimento rico em ácido fólico. Este nutriente tem efeitos benéficos no cérebro e reduz o risco de declínio cognitivo, mas também ajuda a “a adormecer, combater a insónia e tratar a depressão”.
  2. Banana : Comer esta fruta — especialmente no jantar — pode ajudar a dormir melhor. Isso porque a banana é uma fonte natural de triptofano, um precursor da melatonina, a hormona do sono.
  3. Morangos : São conhecidos pelo seu poder antioxidante, mas também ajudam a melhorar distúrbios do sono, pois contêm altos níveis de melatonina.