Quando se trata de escolher os parceiros , sejam eles românticos ou sexuais, há muitos fatores que influenciam, desde a forma como nos entendemos até termos gostos semelhantes ou uma atração física. No entanto, a solidariedade e o altruísmo estão a tornar-se cada vez mais importantes .
Isso é demonstrado por um estudo publicado no British Journal of Psychology , que sugere que pessoas atenciosas têm um número maior de “encontros e parceiros sexuais”.
Entre as ações relacionadas com um maior número de encontros sexuais com ou sem parceiro registradas na pesquisa estão ter doado sangue, ser membro de uma ONG, colaborar com colegas ou ajudar estranhos a atravessar a rua .
Além de ter mais sucesso sexual e emocional , pessoas altruístas relataram “sentir-se mais desejadas”. Principalmente aqueles que doaram dinheiro. “Os participantes que estavam dispostos a doar potenciais ganhos monetários relataram ter tido mais parceiros sexuais ao longo da vida, mais parceiros sexuais casuais e mais parceiros sexuais durante o ano passado”, disse o estudo.
Um estudo da Universidade de Oxford indicou que “pessoas atenciosas e altruístas tendem a ser mais atenciosas com seus pretendentes sexuais” e isso traduz-se numa forma de comportamento a ser refletida no parceiro, por isso esse é considerado um ponto positivo a ser levado em conta por ambos parceiros e amantes em potencial. E ser gentil, afetuoso e egocêntrico é um ímã para amantes.