Partilhar

Estudo revela que jejum intermitente pode ajudar diabéticos de tipo 2 a controlar o açúcar no sangue

Um novo estudo descobriu que o jejum intermitente pode ser uma intervenção inicial eficaz para os diabéticos de tipo 2, em vez da medicação.

8 Julho 2024
Forever Young

De acordo com um novo estudo, o jejum intermitente pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 em fase inicial a melhorar os seus níveis de açúcar no sangue, a perder peso e a baixar a tensão arterial, refere a EuroNews

«Para o ensaio, cerca de 400 participantes na China tomaram os medicamentos antidiabéticos, metformina ou empagliflozina, ou seguiram um plano de jejum intermitente 5:2, em que as pessoas jejuavam durante dois dias não consecutivos da semana e passavam os outros cinco a tomar um pequeno-almoço e um almoço normais e a comer um substituto de refeição ao jantar», é relatado

No final do estudo de 16 semanas, os participantes que adoptaram a dieta 5:2 registaram uma redução do nível de açúcar no sangue de 1,9%, em comparação com 0,3% e 0,4% entre os que tomaram os medicamentos.

 

Os resultados, publicados na revista JAMA Network Open, sugerem que as intervenções no estilo de vida podem ser mais eficazes do que os medicamentos para as pessoas com excesso de peso e com diabetes de tipo 2 recentemente diagnosticada, segundo os investigadores de nove centros médicos chineses.

“Estou convencida de que os protocolos de jejum e a perda de peso com mudanças no estilo de vida são muito importantes e devem ser sempre a base de referência”, disse à Euronews Health Alexandra Kautzky-Willer, diretora da divisão de endocrinologia e metabolismo da Universidade Médica de Viena, que analisou os resultados mas não participou no estudo.

Em todo o mundo, cerca de 1 em cada 10 adultos – 537 milhões de pessoas – tem diabetes, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.

A diabetes tipo 2 está associada à obesidade e à baixa atividade física e, embora medicamentos como a insulina e os medicamentos para perda de peso possam ajudar os doentes a gerir a doença, a investigação mostra que as mudanças na dieta e noutros estilos de vida são fundamentais para reduzir os riscos para a saúde.

“Neste momento, temos tantos medicamentos novos”, disse Kautzky-Willer, como os medicamentos para perda de peso e para a diabetes Ozempic e Wegovy.

“É bom ter tanto a dieta como, se necessário, os medicamentos a longo prazo, porque a diabetes tipo 2 é uma doença crónica para toda a vida”.

O ensaio foi financiado pela Beijing MetabolicControl Technology Co Ltd, que fabrica o substituto de refeição de baixas calorias utilizado no estudo, embora os investigadores tenham afirmado que tal não teve qualquer impacto nos resultados.

Os investigadores afirmaram ainda que é necessária mais investigação para saber se foi a perda de peso ou a própria abordagem do jejum 5:2 que melhorou os níveis de açúcar no sangue e quais são os resultados a longo prazo das intervenções no estilo de vida para o controlo da diabetes.

investigação do Reino Unido, por exemplo, concluiu que, embora muitos doentes com diabetes tipo 2 tenham inicialmente perdido peso e atingido a remissão, apenas 13% continuavam em remissão ao fim de cinco anos.

Mesmo assim, durante um período de 12 anos, a remissão da diabetes está associada a um menor risco de complicações cardíacas e renais em comparação com os doentes que nunca estiveram em remissão.

Uma vez que pode ser difícil manter o aumento de peso e a diabetes tipo 2 à distância, um plano que envolva apenas dois dias de jejum intermitente pode ser mais fácil de manter do que uma mudança de dieta mais extrema, disse Kautzky-Willer.

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 15 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 15 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 16 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 16 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 16 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 16 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 17 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 17 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 18 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 18 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 18 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 18 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 19 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 20 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 20 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 22 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 22 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 22 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 23 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.