Elon Musk não tem segredos para a ex-mulher Justine. A escritora deu uma palestra na plataforma TED na qual revelou um dos segredos mais bem guardados do dono do X, da Tesla e agora braço direito do presidente Donald Trump . De acordo com ela, Musk tem uma grande capacidade de trabalhar a psicologia da oposição, que nada mais é do que saber dizer “não”.
Mas essa negação tem que ocorrer num contexto apropriado. Ou seja, é preciso estudar bem a situação e, no caso do multimilionário (que é considerado um grande visionário), eliminar do seu quotidiano as situações que podem ser improdutivas e fazer com que se perca tempo. A melhor maneira? Dizendo que não, de acordo com ex-mulher.
Como Elon Musk sabe quando dizer um “não” direto ?
Justine Musk é clara sobre isso na sua palestra “A arte do sim profundo” , que pode ser vista no Youtube. Ela explica como seu ex-marido conseguiu não ficar obcecado concentrando-se em atingir os seus objetivos e realizações.
Um dos segredos de Musk é não ficar obcecado por nenhum objetivo.
A psicologia da negação é, conforme definida pela Open Minds , a ação de rejeitar ou ignorar pensamentos ou emoções que são difíceis de aceitar. Uma maneira de evitar perder tempo focando-se em situações que parecem não ter solução. A ex-mulher de Musk explicou que ela própria acabou por colocar essa metodologia em prática.
Justine Musk destacou que a psicologia da negação exige uma aprendizagem intensa que é desenvolvida ao longo da vida. É uma capacidade que reflete duas maneiras de agir. A primeira, saber enfrentar as reações negativas de quem recebe essa oposição e a segunda, saber administrar o tempo.
Elon Musk não é o único que conseguiu dominar a teoria da negação, outros magnatas como Bill Gates e até o próprio Steve Jobs colocaram-na em prática.