A prática de exercício físico pode ser garante de um estilo de vida saudável, mas um estudo associa duas modalidades específicas a um aumento da esperança média de vida.
Um grupo de cientistas dinamarqueses realizou um estudo, onde relaciona o tipo de exercício e o estado de saúde ao longo dos anos. Esta pesquisa teve uma amostra de 8500 adultos.
Com efeito, a realização de qualquer modalidade desportiva pode ajudar na prevenção de lesões e desenvolvimento de inúmeras doenças. Mas a conclusão mais importante particularizou a ligação entre o aumento da esperança média de vida e os indivíduos que fazem corrida ou jogam ténis.
Os investigadores dizem que a prática de corrida «nos faz mais felizes», o que é suficiente para que o tempo de vida aumente. O motivo científico está nas endorfinas, hormonas associadas ao prazer e bem-estar que são libertadas durante a corrida.
Combater o stress e ganhar mais confiança são benefícios reconhecidos pelo estudo, que vão, consequentemente, ter melhorias no seu bem-estar físico, pela diminuição do risco de doenças cardiovasculares ou diabetes.
O ténis tem uma outra particularidade, que é a sua componente social. O facto de ser praticado ao ar livre e o jogador ter de estar sempre acompanhado, pelo menos, pelo jogador que está do outro lado do court, ajudam a afastar as ideias de depressão e isolamento.