5 factos científicos sobre a segunda-feira

A ciência vem confirmar o que já desconfiávamos: a segunda-feira é mesmo o dia mais complicado. Sobretudo para quem já chegou aos 50.

Odeia a segunda-feira? Tem dificuldade em aceitar o regresso ao trabalho? Esboçar um sorriso numa manhã invernosa de segunda-feira parece-lhe uma missão impossível? Não é o único.

Veja se estes 5 resultados de uma pesquisa científica sobre as segundas-feiras lhe são familiares para justificar o mau humor no início da semana.

O primeiro sorriso surge mais perto do almoço

A OnePoll, empresa especializada em pesquisas, a pedido de uma empresa britânica, entrevistou 2 mil funcionários para saber algumas verdades sobre as segundas-feiras. A primeira conclusão não é difícil de prever: as pessoas acordam tão mal humoradas às segundas que só conseguem ensaiar o primeiro sorriso às 11h16.

Chegar atrasado interfere com o rendimento no trabalho

Segundo a mesma pesquisa, pouco mais de metade dos trabalhadores entrevistados não chegam ao trabalho a horas. Como se isso não bastasse, das normais oito horas de trabalho, na verdade, apenas em três horas e meia o trabalho rende numa segunda-feira.

Por outro lado, trabalhar pode ser uma fuga para apaziguar o seu mau humor matutino. O psicólogo envolvido na pesquisa, Alex Gardner, declara que o «trabalho pode ser o melhor lugar para ir às segundas», pois o ser humano é um ser social e gosta de se «sentir parte de uma tribo, em que vai buscar um café, senta-se e começa a trabalhar, rodeado dos colegas».
Depois destas rotinas, «estamos pronto para uma semana produtiva», enfatizou Alex Gardner.

O incómodo é maior nos adultos na casa dos 50

Outra conclusão da pesquisa da OnePoll foi no campo da média de idades das pessoas, a quem a segunda-feira é um assunto mais desagradável. As pessoas entre os 45 e 54 anos sofrem mais com o início da semana e gastam aproximadamente 12 minutos a falar mal da segunda-feira.

Dado casual, ou não, há mais enfartes às segundas

De acordo com o British Medical Journal, os casos de enfartes agudos do miocárdio, os comuns ataques cardíacos, «sobem 20 por cento às segundas, em comparação aos outros dias da semana».
A causa é previsível: maior stress e pressão alta por conta do regresso ao trabalho.

Para desanuviar, faça o que o deixa feliz

A pesquisa da OnePoll também quis saber quais as respostas dos entrevistados para melhorar o humor depois de sair do trabalho às segundas. As hipóteses mais escolhidas foram: ver televisão, sexo, ir aum takeaway, comer chocolate ou planear as férias.

Cada caso é um caso, por isso, é recomendado que escolha qualquer coisa que lhe garanta felicidade.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Utilizadores do Facebook assinam guia do Porto
Automonitor
Toyota Day: Dia da família acontece dia 16 de novembro em 53 oficinas