Partilhar

Fadista que participou no Festival RTP da Canção lança em maio álbum de estreia

Saiba mais

6 Maio 2023
Forever Young

O álbum de estreia do fadista Peu Madureira, “Espera”, é editado em maio e resulta de uma vontade de “amadurecimento” do artista que canta desde 2006.

Em declarações à agência Lusa, Peu Madureira frisou que esta espera para editar o seu primeiro álbum não foi por fatores externos, mas sim “por causa de um amadurecimento” que quis “sofrer”.

“A espera levou-me muito a amadurecer as escolhas. Houve coisas que foram aparecendo, e fiz uma pesquisa grande dos poetas portugueses, ver o que se tinha cantado, o que eu podia cantar, ver que poemas é que me diziam alguma coisa, depois [o produtor] Diogo Clemente foi-me sugerindo outras letras e fui construindo o CD”, disse.

“Participei no Festival RTP da Canção de 2018, e logo a seguir tinha grande vontade de gravar, mas quis sofrer um amadurecimento antes de gravar um álbum”, disse.

Licenciado em História, pela Universidade Nova de Lisboa, Peu Madureira, de 36 anos, trabalha no ramo das antiguidades e não se apresenta como fadista profissional.

Relativamente ao seu interesse pelo fado, citou Luís Camões, e afirmou-se “amador de cousa amada”. Para o intérprete, ser profissional “tira aquela magia do fado”.

“Eu sou amador do fado, canto há muitos anos, porque gosto de cantar. A primeira vez que cantei num programa de televisão foi em 2006. Tenho uma vida profissional, estou ligado ao mundo das antiguidades, que eu adoro. Sou amador, sobretudo porque quando fazemos uma coisa que amamos muito, é porque amamos muito aquela coisa e profissionalizá-la, às vezes, tira a magia do fado”, disse.

Filho de uma professora de História, Peu Madureira afirmou que para si “o passado sempre teve imensa importância”, justificando assim a palavra “saudade” em tantos dos fados que gravou, nomeadamente o tema com que abre o álbum, um inédito de Alberto Janes, intitulado “Quadras Soltas”, que gravou no fado tradicional Alfacinha, de Jaime Santos.

Alberto Janes (1909-1971) é o autor de fados criados por Amália Rodrigues, como “Foi Deus”, “As rosas do meu caminho” e “Fadista Louco”, entre outros. Este inédito foi parar às mãos de Peu Madureira por intermédio do produtor do álbum, o músico Diogo Clemente, a quem os familiares de Janes entregaram o original.

O músico disse que fez uma pesquisa sobre a música portuguesa das últimas três décadas do século passado.

O disco inclui poemas de Tiago Torres da Silva, Ricardo Anastácio, Manuel Alegre, Daniel Filipe, Diogo Clemente ou Daniel Faria, de quem gravou “O que Dói”, a partir do poema “Ítaca”, musicado por Júlio Resende.

Sobre a escolha do poema de Daniel Faria (1971-1999), o fadista afirmou que se deve à sua vida religiosa: “Sou uma pessoa de fé, e quando encontrei o Daniel Faria foi um encontro com um poeta sublime, parecia que dizia por palavras aquilo que tinha sido a minha busca durante tanto tempo”.

Ricardo Anastácio é o autor, letra e música, de dois temas do álbum, “Zé Carteiro” e “Maria, Minha Maria”, temas que “parecem terem uma melodia antiga, contam uma história do passado, de uma Lisboa que não é a de hoje”. “Isto é a minha cara, identifico-me perfeitamente com estes poemas e com estas melodias”, disse.

Outro autor escolhido é Luís Roquette, cujo tema “Esta Alegria” encerra o disco. Roquette, que o fadista qualificou como “um virtuoso” é um companheiro de Peu Madureira, com quem toca em diversas cerimónias religiosas.

O álbum conta com as participações dos músicos Júlio Resende (piano), Diogo Clemente (viola), Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Marino de Freitas (viola baixo), Ana Pereira e Romeu Tristão (violinos), Joana Cipriano (viola d’arco) e Marco Pereira (violoncelo), um acompanhamento de “exceção”, escolhido por Diogo Clemente.

“Espera” chega às plataformas digitais na próxima terça-feira e sexta-feira em formato físico.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 2 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 2 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 2 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 3 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 3 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 3 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 3 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 5 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 5 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 6 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 7 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 7 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 7 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 7 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 8 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 8 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 9 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 10 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 10 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.