Férias ainda por marcar? Sete dicas para evitar burlas online

O verão já chegou, mas a pandemia pode ter atrasado os planos de férias de muitos portugueses.

As ofertas de última hora e a urgência na marcação de um período de descanso poderá levar os portugueses a cometer erros e expô-los ao risco da fraude com reservas online. Por isso, a Revolut quer garantir a segurança dos seus 15 milhões de clientes com estas dicas.

#1 Cyber hygiene check: faça uma limpeza

Remova todos as apps não utilizadas ou perfis online de que já não precisa, verifique as suas configurações de privacidade em plataformas de redes sociais para garantir que está a partilhar dados apenas com as pessoas em quem confia e ative a autenticação multifator sempre que possível para fortalecer a segurança das contas. Garantir que as senhas são atualizadas regularmente e excluir contas não utilizadas deve ser uma parte regular da sua rotina cibernética – o período de férias pode ser uma boa altura para começar!

#2 Desconfie de ofertas demasiado baratas

É importante comparar cada oferta com outras disponíveis, perceber o preço médio junto de agências de viagem reconhecidas ou companhias de aviação para as mesmas datas, para ter uma referência. Se a oferta for consideravelmente mais barata, pode ser uma fraude.

#3 Atenção aos logótipos

Procurar a autenticidade dos logotipos nas ofertas é sempre uma boa ideia. A Revolut também recomenda que pesquise selos de qualidade oficiais que possam acompanhar o website da empresa. Operadores turísticos são, tendencialmente, membros de associações de turismo. Poderá encontrar facilmente os logotipos oficiais através do seu motor de busca.

#4 Confie apenas em sistemas de pagamento internos!

Os websites de reservas têm sistemas anti-fraude, mas muitas vezes os criminosos aproveitam a popularidade destes sítios para tentar enganar potenciais vítimas. Procure perceber se o link de pagamento reconduz para um site externo ou caso peçam para fazer uma transferência bancária.

#5 Não contacte pessoas fora das plataformas oficiais

As plataformas de reservas inibem os contactos fora das plataformas como medida preventiva. Os clientes devem suspeitar se encontrarem uma reserva com o e-mail privado ou o número de telefone do proprietário ou um anúncio que incentive o contacto direto. A Revolut recomenda o uso do chat de apoio das plataformas de booking como primeiro ponto de contacto.

#6 Espreite as opiniões online – e identifique as falsas!

Verificar avaliações de clientes e as páginas de redes sociais das empresas nas quais pondera fazer uma reserva é obrigatório. Poderão existir comentários falsos para credibilizar a oferta. Mas alguns sinais podem ser reveladores, por exemplo, muitas críticas semelhantes, muito recentes ou pouco factuais, bem como críticas de membros não avaliados na plataforma.

#7 Atenção aos esquemas com reembolsos

Devido à pandemia, quem viaja tem que lidar cada vez mais com cancelamentos de voos e pedidos de reembolso. Os criminosos usam essas oportunidades para enganar os clientes de várias maneiras, incluindo através de e-mails de phishing, chamadas falsas ou anúncios nas redes sociais. Os clientes devem ficar atentos se lhes for pedido para pagar uma taxa inicial de gestão de pedidos de reembolso – especialmente se o seu pedido for redirecionado para um site externo ou se forem solicitados os seus dados bancários por telefone.

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