<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

14 Dezembro 2024
Sandra M. Pinto

Para assinalar o início desta nova operação, a Fertagus vai organizar, durante a manhã do dia 15 de dezembro, na estação de Setúbal, uma série de iniciativas promocionais dos novos horários que vão garantir o reforço da ligação ferroviária entre Setúbal e Lisboa.

A Fertagus – Travessia do Tejo vai alterar, a partir de domingo, os seus horários na operação do comboio da ponte de forma a aumentar a oferta de frequências para Setúbal e Coina e, consequentemente, disponibilizar mais lugares entre as duas margens do Tejo.

Para assinalar o início desta nova operação, a Fertagus vai organizar, durante a manhã do dia 15 de dezembro, na estação de Setúbal, uma série de iniciativas promocionais dos novos horários que vão garantir o reforço da ligação ferroviária entre Setúbal e Lisboa.

Com a entrada em vigor do novo horário, a Fertagus vai realizar mais 28% de quilómetros por ano para um total de 3.111.746 quilómetros, aumentar a sua oferta de frequências para Setúbal e Coina e também ter mais lugares disponíveis, nos dois sentidos.

Assim, a oferta a Setúbal é largamente aumentada, tanto nos dias úteis como aos sábados, domingos e feriados, passando o novo horário a ter uma frequência de 20 minutos em 20 minutos, tanto nas horas de ponta como fora das horas de ponta, quando atualmente está, respetivamente, 30 em 30 minutos e 60 em 60 minutos. Esta alteração permite um aumento de 73% dos lugares oferecidos nos dias úteis e de 172% nos restantes.

A oferta para Coina não sofre alterações significativas, nos dias úteis, com frequência de comboios de 10 em 10 minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 fora das horas de ponta. Já aos fins de semana e feriados, o novo horário implica frequências de 20 em 20 minutos quando atualmente é de 30 em 30 minutos.

Esta alteração, conseguida sem recurso ao aumento do material circulante atualmente existente, foi concretizada no âmbito do prolongamento da concessão por mais seis anos e meio até 31 de março de 2031, decidida pelo Governo sob o regime de Reposição do Equilíbrio Económico e Financeiro, decorrente da Lei.

Perante esta situação, a Fertagus irá também reforçar o seu efetivo em 29 pessoas, para além dos atuais 170, com especial incidência ao nível dos maquinistas, comerciais, manutenção, segurança e fiscalização, tendo o processo de recrutamento já sido iniciado.