Partilhar

Festival Literário da Mealhada destaca autores que lutaram pela liberdade

A segunda edição do FLIM – Festival Literário de Mealhada, que se realiza de 21 a 23 de março, vai colocar em destaque autores e artistas que lutaram pela liberdade, anunciou hoje a Câmara Municipal.

5 Março 2024
Forever Young

“Em ano de comemoração do cinquentenário do 25 de Abril, o FLIM, também irá destacar os valores de Abril, no decorrer de diversas iniciativas”, justificou.

Numa nota de imprensa enviada aos jornalistas, o Município da Mealhada revelou que o festival irá homenagear a poetisa Natália Correia, conhecida pela personalidade livre, polémica e irreverente, que a fez lutar contra a ditadura e chegar ao Parlamento, no pós-25 de Abril.

Para o dia de abertura, 21 de março, está marcada a conferência “O enigma de Natália”, com Fernando Pinto do Amaral e moderação de António Vilhena; e a tertúlia “A liberdade em Natália Correia”, com Fernando Pinto do Amaral, Joaquim Vieira, Ângela Almeida e Fernando Dacosta.

Conferências, feiras do livro, apresentações de livros, debates, oficinas, cinema, música, espetáculos, contos e um jantar literário compõem a programação para os quatro dias, com as iniciativas a decorrem em vários espaços, que vão da Biblioteca Municipal da Mealhada às escolas ou ao Cineteatro Messias.

Destaque para o espetáculo de encerramento, de Luís Fernandes, no papel de músico “diseur”, dando vida e voz a textos humorísticos de grandes vultos da literatura de expressão portuguesa.

“Um espetáculo simplista que dá vida às palavras e de um humor potente, que contará com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada”, informou a câmara desta cidade do distrito de Aveiro.

Terão também lugar oficinas criativas, como “O rap vai à escola”, no dia 22 de março, bem como encontros nas escolas, um dos quais com a presença do escritor Francisco Moita Flores, no dia 20 de março.

De acordo com a vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Mealhada, Filomena Pinheiro, o Festival Literário da Mealhada pretende engrandecer os livros, os escritores, os leitores, os artistas, os músicos e todos os que se interessam pela leitura e pelos valores da liberdade, da palavra, da cultura e da educação.

“Como não podia deixar de ser, no ano do cinquentenário da Revolução de Abril, juntamos os livros e a palavra aos valores de Abril, com espetáculos, música, conversas, encenações dos mais variados aspetos da Revolução dos Cravos, abrangendo os mais diversos públicos, das crianças aos jovens e adultos”, referiu.

O FLIM é uma das iniciativas que resulta da cooperação da Câmara Municipal da Mealhada com a Rede de Bibliotecas de Mealhada, o Agrupamento de Escolas de Mealhada e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, destinadas a promover a leitura, o livro e a literacia na comunidade local.

CMM // JEF

Lusa/Fim

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 15 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 15 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 15 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 16 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 16 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 16 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 17 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 17 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 18 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 18 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 18 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 18 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 19 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 20 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 20 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 21 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 22 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 22 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 22 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.