Fibromialgia e doenças dos foros psicológico e neurológico com rastreios gratuitos

Saiba onde e quando vão acontecer.

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o MAR Shopping Algarve vai receber palestras e ações de sensibilização sobre fibromialgia e cansaço crónico. Por sua vez, o MAR Shopping Matosinhos, disponibilizará, a 17 e 18 de dezembro, ações de sensibilização tendo em vista a prevenção de doenças psicológicas como depressão, burnout ou ansiedade e terapias ocupacionais para pessoas com demência ou doenças neurodegenerativas, por exemplo. Durante mais de um ano os meeting places MAR Shopping disponibilizaram às comunidades em que estão inseridos rastreios e ações de sensibilização gratuitos, com vista à deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, bem como à transmissão de boas práticas em matérias de saúde e bem-estar.

 

Ambas as ações decorrerão entre 11h00 e as 18h00 e o acesso funcionará por ordem de chegada. No MAR Shopping Algarve, a ação terá lugar junto à Farmácia e Clínica HPA (piso 0) e no MAR Shopping Matosinhos será num espaço adequado para o efeito, no piso -1, junto à REFOOD.

 

No MAR Shopping Algarve, a Myos – Associação Nacional contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica desenvolverá uma ação de sensibilização sobre Fibromialgia, bem como uma Palestra sob o tema “Viver com Fibromialgia e/ou Síndrome de Fadiga/Crónica Encefalomielite Miálgica”, por Ricardo Fonseca, presidente da MYOS.

 

A Fibromialgia é uma doença crónica caraterizada por dor músculo-esquelética generalizada e difusa, fadiga extrema, com perturbações de sono, perturbações cognitivas, entre outros sintomas. Apesar de a Fibromialgia poder apresentar-se de uma forma extremamente dolorosa e incapacitante, afetando a qualidade de vida do doente, não causa deformação nem reduz a esperança de vida. As queixas da Fibromialgia variam de doente para doente e podem ser ligeiras ou graves, definindo assim um espectro funcional que vai do mero incómodo até à incapacidade para manter um emprego remunerado, as atividades domésticas ou mesmo para desfrutar do convívio com a família e com os amigos, o que torna a doença heterogénea nas suas manifestações.

É uma síndrome que gera alguma incompreensão, por ainda não se conhecer muito bem as causas que estão na sua origem e não haver alterações detetáveis nos exames laboratoriais, nem nos exames complementares de diagnóstico para diagnosticar, sendo o mesmo feito mediante o historial clínico do doente e exclusão de outras doenças.

Segundo a Myos, esta doença afeta homens, mulheres e crianças de todas as idades, etnias, estatutos. Estima-se que afete, mundialmente, cerca de 2% a 5% da população adulta, dependendo dos países, em que 80% a 90% são mulheres entre os 20 e os 50 anos. Em Portugal, segundo um estudo da EpiReuma, estima-se que afete 1,7% da população, com predomínio nas mulheres acima dos 40 anos, sendo que outro estudo estima uma prevalência de 3,6% de casos de fibromialgia. Existem ainda muitos casos que não estão diagnosticados, sendo que muitos doentes vivem com indeterminação de diagnóstico durante muito tempo.

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

67 + = 76