A Emirates opera 490 voos diários, com 149 refeições servidas a cada minuto – totalizando 215.000 refeições por dia, servidas em todo o mundo. São necessários 1400 chefs de cozinha para confecionar estas refeições, nas vastas instalações do Emirates Flight Catering, no Dubai, e nas empresas de catering parceiras em todo o mundo.
Ao longo de um ano a bordo da Emirates, os passageiros consumiram uma grande variedade de refeições nutritivas e deliciosas de um total de 2.200 receitas que variaram todos os meses. Equilibrando hidratos de carbono essenciais, proteínas e vegetais, a Emirates serviu 6 milhões de quilogramas de frango fresco, 350.000 quilogramas de carne de vaca, 266.000 quilogramas de filetes de salmão do Atlântico, 2,2 milhões de quilogramas de batatas inteiras, 1,7 milhões de quilogramas de ovos pasteurizados e 3,1 milhões de quilogramas de pães e bolos acabados de fazer, bem como milhares de refeições vegan e vegetarianas.
Elevando a cozinha da Emirates com um sabor e um toque epicurista, os chefs utilizam uma vasta gama de ingredientes para criar pratos deliciosos em todas as classes. Num ano, os chefs da Emirates utilizaram mais de 938.000 quilogramas de natas frescas, 32.000 quilogramas de castanhas de caju Masala, 98.000 quilogramas de morangos frescos e 42.000 quilogramas de saladas da Bustanica – a maior quinta vertical do mundo. Os passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva, que apreciam a excelente qualidade dos produtos a bordo, consumiram 3,5 milhões de garrafas individuais de azeite e vinagre balsâmico do aclamado artesão italiano Monte Vibiano, 14.000 quilogramas de queijo feta australiano Yarra Valley e comeram 1,2 milhões de bifes do lombo num ano. Entretanto, na Primeira Classe, os passageiros que desfrutaram de caviar ilimitado no ano passado consumiram uns impressionantes 10.350 quilogramas da iguaria.
Com o objetivo de criar pratos que rivalizam com os servidos em restaurantes de topo, a Emirates inclui ingredientes premium mundialmente reconhecidos e especialidades regionais, tais como trufas, foie gras, bacalhau preto, lagosta canadiana, peito de frango com milho, algas nori japonesas, massa artesanal, sushi e peixe glaciar 51. Os pratos são ainda enriquecidos com guarnições gourmet, como especiarias Bzar do Golfo, manteiga Beurre D’Isigny, folhas de ouro e prata – servidas em mais de 300 sobremesas Emirates, sal rosa dos Himalaias, açafrão e flores comestíveis para uma apresentação delicada e perfumada.
Em muitas rotas europeias, a Emirates está agora a oferecer aos passageiros da Classe Económica potes individuais de gelado Marshfield’s, um gelado orgânico cremoso com 60% de teor de leite proveniente de uma quinta familiar em Cotswolds, no Reino Unido. Nas rotas a partir da Irlanda, a Emirates serve iogurte rico da Killowen Farm, um produtor de iogurte lácteo de origem única.
Até os snacks a bordo da Emirates são requintados e cuidadosamente selecionados. No ano passado, os passageiros da Emirates saborearam 2 milhões de pacotes de nozes mistas em vários tamanhos, 250.000 tâmaras, 22.000 quilogramas de azeitonas Kalamata e mais de 40 milhões de pedaços de chocolate gourmet. Para além de uma seleção de vinhos de classe mundial e de champanhe exclusivo, os passageiros da Emirates também beberam 1,2 milhões de litros de sumo de laranja, utilizaram 2,3 milhões de saquetas de chá e 70.300 quilogramas de café moído.
Para completar a experiência de refeições requintadas e assegurar que todos os passageiros “voam melhor”, a tripulação de cabine da Emirates oferece um serviço impecável e hospitalidade no ar. A tripulação de cabine passa por uma formação extensiva sobre as melhores práticas de serviço, empratamento de comida, recomendações de harmonização de vinhos, serviço de chá e café, incluindo serviço de café árabe, e muito mais. Isto faz parte da estratégia de hospitalidade da Emirates, que se centra na prestação de quatro pilares de serviço no ar – excelência, atenção, inovação e paixão.