O resultado é uma natureza morta vertical extravagante e ornamentada inspirada na estética rococó. A tendência vai desde frutas distribuídas em delicadas tigelas de porcelana até cestos de vime para verduras alojados dentro das gavetas, passando por objetos e detalhes ainda mais inusitados para o interior do frigoríficos, como pequenas figuras, molduras históricas para retratos em miniatura, laços ou até vasos com flores.
Uma pesquisa rápida mostra, inclusive, prateleiras iluminadas com cordões de LED ou papel de parede com motivos florais colados nas paredes internas do eletrodoméstico.
Por mais atraente que o desafio de decorar o interior do frigorifico possa parecer para algumas pessoas, é importante saber que a forma de armazenar os alimentos vista nesses vídeos em alguns casos contraria as suas instruções de conservação. A plataforma de design de interiores Apartment Therapy percebeu isso ao consultar o FDA, órgão governamental dos Estados Unidos responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos, sobre a salubridade destas técnicas de preservação.
O frigorifico não deve ficar sobrecarregado, sendo importante separar bem os alimentos para facilitar a circulação do ar. Para evitar que alguns alimentos contaminem outros, é importante colocar corretamente os alimentos de acordo com as suas necessidades de conservação. Deve-se sempre separar os alimentos crus dos cozidos e reorganizar frequentemente o stock do frigorifico.
Algumas das práticas de vistas nos vídeos, como colocar leite em jarras de vidro abertas, podem não só afetar a durabilidade do seu estado ideal para consumo, mas juntamente com a introdução de elementos e decorações na geladeira, como figuras , arcos ou armações, pode haver risco de contaminação. Principalmente se forem objetos sobre os quais há dúvidas quanto ao seu estado de higiene.