Google recolhe mais dados sobre utilizadores do que Facebook

Segundo o The Wall Street Journal, a Google consegue recolher 23.731 páginas A4 de informações sobre um utilizador num período de apenas 15 dias.

Apesar do escândalo recente que envolve o Facebook e a Cambridge Analytica, e que veio novamente alertar para a questão dos dados pessoais e da utilização que as empresas, nomeadamente as tecnológicas, fazem deles, uma investigação do The Wall Street Journal revela agora que a Google é a empresa que mais dados tem sobre os utilizadores.

O volume de dados recolhidos pela Google é, por isso, superior aos que o Facebook recolhe, e provém de serviços como o Gmail, das pesquisas efetuadas no motor de pesquisa e da utilização do browser Chrome, entre outros serviços da empresa. Estas fontes de informação permitem à Google traçar um perfil muito completo sobre cada um de nós, que vai da nossa localização aos nossos hábitos de consumo.

Segundo o The Wall Street Journal, a Google consegue recolher 23.731 páginas A4 de informações sobre um utilizador num período de apenas 15 dias.

Apesar da enorme quantidade de informação recolhida pela Google, existe uma apreciável diferença face ao caso que envolve o Facebook. Ao que se sabe os dados não são facultados aos criadores de aplicações e anunciantes, sendo mantidos em segurança dentro dos centros de dados da empresa.