O conceito de ovo estrelado “escangalhado” não nos é estranho, mas não há dúvida que os nossos hermanos elevaram este manjar aparentemente simples, mas cuja fritura da gema líquida tem o que se lhe diga, acompanhado por batatas e presunto a um outro patamar gustativo. Fomos à procura dos melhores na Invicta e arredores.
VENGA-TAPISCARIA IBÉRICA
O nome já dá uma pista: no Venga combinam-se as tapas espanholas com os petiscos portugueses. Da união nasceu o termo tapiscaria ibérica e ao conceito, criado por Pedro Sá Pereira em Matosinhos, não faltam adeptos desde 2018. A tortilha de batata da casa, tão cremosa que se derrete na boca, é um chamariz e tanto, mas os ovos rotos, como ou sem presunto, não lhe ficam nada atrás.
BEHER SÁ DA BANDEIRA E BOM SUCESSO
Adriano Silva abriu em 2017, aos 58 anos, a primeira loja franchisada da marca espanhola Beher na Baixa do Porto, ao que se seguiu, mais recentemente, uma segunda unidade no Mercado do Bom Sucesso. Em ambas as casas, onde o presunto 100 por cento íbérico é quem mais ordena, os ovos rotos, disponíveis em meia dose ou em dose inteira, não deixam ninguém indiferente.
PADARIA NACIONAL
A antiga padaria da Cedofeita, cuja fachada é intocável, deu lugar a um bar de pintxos e tortilhas à espanhola. Emília Araújo, à frente do negócio, tratou de adaptar parte das receitas ao paladar local, por isso não estranhem uma tortilha de bacalhau ou um pintxo que combina ovo estrelado, alheira e pimento padrón. E, claro, também há ovos rotos.
CARALHAU
Paulo Miranda, natural de Amarante, abriu a sua segunda casa na Praça dos Poveiros em 2022 com o firme propósito de dar a provar o bacalhau em novas e testadas receitas a uma clientela maioritariamente formada por turistas. E no lugar do famoso bacalhar à Brás, servido habitualmente como prato principal, resolveu incluir nas entradas uns ovos rotos que substituem o presunto pelo fiel amigo e ainda levam chutney de cebolas e pimenta e azeite trufado. A provar.