Analise a sua vida
O primeiro passo é analisar a vida que tem, para determinar que aspetos precisam de ser mudados. Identifique as áreas que devem ser e de que forma o deve fazer.
Nunca tome decisões precipitadas
Mesmo se achar que a sua vida precisa de mudar, não tenha pressa. Não querer mudar de um dia para o outro é fundamental, pois o resultado não é imediato e, sim, progressivo. Com pequenas ações diárias pode chegar ao objetivo desejado.
Não seja demasiado critico consigo mesmo
É comum as pessoas exagerarem de imediato e optarem por fazer demasiadas mudanças depressa demais. Não faça isso, faça tudo de um forma graduada e saudável. Aproxime-se de pessoas positivas e fique atento aos pensamentos negativos. É uma ação simples mas que pode trazer excelentes resultados.
Não tenha receio dos problemas. Encare-os de frente
O ideal é não fugir dos obstáculos. Fugir daquilo que lhe transmite medo e receio é compreensível, mas não ajuda em nada no processo de melhoria e de autoconhecimento.
Trabalhe o autoconhecimento de uma forma constante
Reconhecer os defeitos e qualidades, encarando-os como um conjunto de características que lhe vão dar personalidade, é, de fato, essencial. Responsabilize-se pelas suas escolhas. Este é um passo muito importante no seu amadurecimento enquanto ser humano.