Partilhar

Governo admite adotar novas medidas de restrição ao consumo de água

Saiba quais.

6 Junho 2023
Forever Young

O ministro do Ambiente e da Ação Climática admitiu a possibilidade de o Governo adotar novas medidas de restrição ao consumo de água nas regiões em maior situação de stresse hídrico, avança a Lusa.

De acordo com Duarte Cordeiro, o Governo está “a desenhar uma alteração legislativa” à Lei da Água para reforçar o enquadramento legal para as decisões tomadas, “mas também permitir dar espaço para novas decisões relativamente ao futuro”.

“Entre outros aspetos, o da capacidade de controlar, de forma mais significativa, a utilização das águas subterrâneas em contexto de escassez”, referiu.

Em declarações aos jornalistas à margem da oitava Reunião do Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé, no Algarve, o ministro disse que “o decisor político está disponível para avaliar todas as propostas que sejam feitas e que tenham como objetivo, de forma inteligente, reduzir o consumo de água”.

Numa altura em que 89% do território está em situação de seca e 34% em seca severa e extrema (Alentejo e Algarve), o governante admitiu também que possam vir a existir “diferenciações tarifárias para grandes consumidores em sistema de gestão de recursos hídricos durante todo o ano”.

Perante os indicadores de agravamento dos níveis de seca em todo o território, Duarte Cordeiro admitiu a possibilidade de serem impostas novas restrições ao setor da agricultura.

“Tendo em conta as previsões de redução de precipitação no futuro, nós hoje não estamos a falar necessariamente de restrições para quem tem projetos agrícolas, mas sim para novos projetos agrícolas”, detalhou.

Para o ministro, os investimentos que estão a ser feitos na região do Algarve para acrescentar 50 hectómetros cúbicos, “podem não pôr em causa os atuais projetos agrícolas, mas sim novos projetos e reconversões aos atuais, que sejam muito dependentes de recursos hídricos”.

“Isto para nós parece-nos evidente. Por um lado, procurar garantir as capacidades de água para os projetos existentes e controlar novos projetos que tenham uma grande necessidade de água”, sublinhou.

Duarte Cordeiro recordou que face à situação de seca severa em que o Algarve se encontra, levou o Governo a tomar medidas de redução de consumos para a agricultura e outros setores económicos, para controlar de forma significativa o consumo de água.

Segundo Duarte Cordeiro, o investimento que vai ser feito no Algarve para reforçar a oferta de recursos hídricos, passa “por dar capacidade de transferir água” entre o sotavento e o barlavento, mas também “por novas fontes, como a captação e dessalinização” da água do mar.

Questionado sobre onde irá ficar instalada a central de dessalinização prevista para o Algarve, o ministro disse que vai procurar dar mais informações sobre a mesma durante esta semana.

“Procurarei dar informações mais aprofundadas relativamente aos estudos de impacte ambiental e à sua localização, mas estamos a trabalhar para até ao final do ano abrirmos o procedimento concursal”, concluiu.

Depois de participar no conselho de ação climática de Loulé, Duarte Cordeiro preside na Universidade do Algarve, à cerimónia de apresentação da proposta para a classificação da área marinha protegida da Pedra do Valado, em Faro.

Mais Recentes

Primavera: saiba como proteger os animais de companhia na época das alergias

há 8 minutos

Portugueses no Top 5 das estadias em alojamento local

há 17 minutos

Federação Portuguesa do Pulmão quer avanço nos rastreios e fim do subdiagnóstico

há 1 hora

Turismo em massa em Portugal ameaça identidade da gastronomia local

há 2 horas

Conversas de Psicologia regressam a Coimbra com mais de dez oradores principais

há 2 horas

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 14 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 16 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 16 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 17 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 17 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 18 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 18 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 18 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 19 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 19 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 19 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 20 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 21 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 22 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.