Foi no passado dia 14 de outubro, no âmbito da Reunião de Outono do Grupo de Estudos de Cancro do Pulmão (GECP), que a Ana Figueiredo, pneumologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi eleita a nova Presidente do grupo, para o quadriénio 2024-2027.
Ana Figueiredo assume a presidência da Direção do GECP após quatro anos de liderança da antiga Presidente, Teresa Almodovar, médica pneumologista no IPO de Lisboa. “A Reunião de Outono encerrou este mandato, mas acredito que, com a nova Direção, haverá uma continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido até agora, ou seja, muitos estudos, reuniões científicas e divulgação da problemática do cancro do pulmão junto da população”, comenta a Presidente cessante.
A especialista faz um balanço positivo, recordando que “foram quatro anos de trabalho intenso, mas de grande colaboração”. Acrescenta ainda que o sucesso destes anos “só foi possível através do empenho de todos aqueles que colaboraram com o GECP. Agradeço a todos os que têm vindo a cooperar com o grupo desde a sua fundação, que já conta com quase 25 anos”, finaliza.
A nova Presidente expressou a importância da participação contínua dos vários membros do GECP, referindo que “uma das coisas que mais caracteriza este grupo é o constante interesse e uma vontade firme de discussão que nos impulsiona a alcançar avanços importantes no estudo do cancro do pulmão. Tenho a certeza que, na transição da antiga para a nova Direção, continuaremos o mesmo trabalho, pois é através da descoberta de novas terapêuticas para esta patologia que este grupo fortalece o seu propósito de ser multidisciplinar”, conclui.
Ana Figueiredo é especialista em pneumologia desde 1996, estando dedicada às áreas de pneumologia oncológica e tabagismo desde 1998. É licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra em 1988.