As indústrias que dominavam o mercado nos anos 90 têm tido, desde o final dessa década, dificuldade em motivar os jovens a engrossarem as suas fileiras. Aqueles postos de trabalho que antes faziam parte do imaginário dos jovens em início de carreira, neste momento, são ignorados pelos millennials. As novas tendências resultantes de uma economia mais global, a evolução da tecnologia e o próprio automatismo na produção de bens estão a afastar esta geração das fábricas e armazéns e a procurarem empregos de acordo com a sua formação superior.
Segundo dados compilados pelo Business Insider no mercado norte-americano, os millennials estão em maior número nos empregos diretamente ligados à internet (56%) e nas lojas eletrónicas (55%). Ainda assim, atualmente, os bares (59%) são o local de trabalho que reúne mais empregados jovens.
Conheça as 20 indústrias com maior perda de atratividade junto dos jovens desde o final dos anos 90:
20- Comercialização de máquinas e equipamentos
19- Fabrico de produtos de couro (exceto calçados)
18- Produção de bicicletas e transportes diversos
17- Serviços de transporte urbano
16- Fabrico de produtos plásticos diversos
15- Criação de produtos de argila estrutural, como tijolos e telhas usadas em estruturas de construção.
14- Venda de metais e minerais
13- Comercialização de equipamentos profissionais e comerciais
12- Concessionários de combustível
11- Transporte aéreo
10- Armazéns de bens diversos de curta duração
9- Fabrico de cerâmica e produtos relacionados
8- Produção de cimento, gesso e produtos de construção civil
7- Fabrico de diversos produtos de papel e celulose
6- Comercialização de produtos elétricos
5- Fabrico de computadores e de equipamentos relacionados
4- Impressão, publicação e afins, exceto jornais
3- Produção de têxteis
2- Fabrico de máquinas
1- Fabrico de mobiliário