Não higienizar as mãos
Tocar nos alimentos sem lavar as mãos é um erro comum, principalmente entre as pessoas apressadas. Esta prática pode trazer vários patógenos para a comida, mas é fácil evitá-la, basta lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel.
Lavar o frango antes de cozinhá-lo
Outro erro que aumenta o risco de intoxicação alimentar, lavar o frango espalha as bactérias por todo o ambiente, incluindo superfícies, roupas, pratos etc. Tal acontece quando a água que pinga dele entra em contato com os objetos.
Usar os mesmos objetos em alimentos crus e cozidos
Aproveitar a mesma faca que cortou o frango cru para picar o tomate e outras verduras leva os micro-organismos da carne para a salada (contaminação cruzada).
Limpar frutas e verduras apenas com água
Água para limpar frutas antes de consumi-las não é o suficiente para eliminar todos os germes, assim como os legumes e verduras. Recomenda-se mergulhá-las numa mistura de água e hipoclorito de sódio durante 15 minutos, lavar em água corrente e secar.
Esperar a comida arrefecer para guardar
Enquanto a panela esfria, as bactérias multiplicam-se na comida.
Animais de estimação na cozinha
É outro erro muito comum, facilitando a transmissão de germes para a comida. O melhor é manter seu bichinho longe da cozinha.
Descongelar alimentos à temperatura ambiente
Descongelar alimentos numa bacia cheia de água cria o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.
Colher na boca e na panela
Provar a comida enquanto cozinhamos é normal, porém usar a mesma colher levada à boca de volta à panela pode contaminar os alimentos com micro-organismos como a bactéria Staphylococcus aureus, que causa intoxicação alimentar.