Há quem goste de o fazer mas, conduzir de noite comporta certos riscos a que convém estar alerta

Conduzir à noite pode ser arriscado, pois uma combinação perigosa de escuridão e o brilho das luzes fortes pode dificultar a visão da estrada, mas há algumas dicas de segurança que convém ter noção.

Se você tiver que conduzir à noite e não se sentir confortável, tente usar estradas que conhece e certifique-se de que sabe para onde está a ir para não ter que olhar as placas de trânsito, que são mais difícil de ver à noite.

Outro fator que é preciso levar em conta, é se precisar sair de noite com o seu carro verifique se o mesmo está em bom estado. e com tudo operacional.

Uma das primeiras coisas a fazer quando se conduz de noite não tem nada a ver com os olhos; é otimizar todos os aspetos da condução do carro que permitem uma melhor visão noturna.

Um para-brisas sujo pode tornar estrelas, halos, brilhos, manchas e listras mais aparentes no escuro, portanto, limpá-lo é fundamental para uma visão clara. Os faróis ficam sujos com muita facilidade, principalmente se chover, por isso é aconselhável que limpe qualquer sujidade antes de se sentar ao volante

Mesmo depois de limpar o para-brisas e os faróis, existem muitos problemas que podem dificultar a visão clara dos motoristas.

As pupilas ficam maiores à noite, o que pode causar mais brilho e halos e diminuir a eficácia dos óculos graduados e das lentes de contato, tornando as pessoas mais míopes.

As cataratas, que pode enfraquecer a visão noturna, também prejudicam a visão com a idade. E o olho seco piora as estrias, halos e brilhos.

Aqueles que têm dificuldade para  conduzir à à noite não devem conduzir longas distâncias no escuro.

Ler Mais