Partilhar

Há uma nova versão do jejum intermitente a ganhar adeptos. Conheça a dieta do guerreiro

Esta dieta é inspirada nos padrões alimentares dos antigos guerreiros, que durante o dia eram ativos e comiam pouco, e depois, ao final do dia, comiam abundantemente.

14 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto
São muitas as tendências que no campo das dietas têm vindo a ganhar relevância ao longo dos anos. Umas desparecem quase como chegaram, mas outras, como o jejum intermitente, permanecem e ganham cada mais adeptos especialmente junto dos que tê o objetivo de perder peso.
Este plano alimentar, que combina longos períodos de jejum com outros períodos de alimentação, tem diferentes versões, sendo a mais popular a de jejum de 16 horas e 8 horas em que se pode comer.
Mas existem outras, como a chamada dieta do guerreiro. Conheça a nova de jejum intermitente para perder peso.

A dieta do guerreiro é um método de jejum intermitente idealizado por Ori Hofmekler, antigo elemento das Forças Especiais Israelenses que a publicou em livro, “A Dieta Guerreira” (2017). Baseada no jejum esta dieta tem vindo a ganhar adeptos nos últimos anos.

Como facilmente se pode deduzir pelo nome e pela formação de Hofmekler, a dieta é inspirada nos padrões alimentares dos antigos guerreiros, que não comiam muito durante o dia e aproveitavam a noite para comer abundantemente e recuperar as forças com uma única refeição. Cada vez mais popular, esta dieta baseia-se no jejum de 20 horas seguidas (embora seja permitido comer pequenas porções de alguns alimentos) e num período de alimentação de apenas 4 horas, de preferência no final do dia, e também com algumas condições .

Como seguir a dieta do guerreiro

A dieta do guerreiro consiste num plano de três semanas dividido noutras tantas fase cada uma delas com a duração de uma semana.

A primeira fase é a desnutrição, em que se procura “desintoxicar” o organismo. Durante essa semana só se podem consumir líquidos como chá ou café (sem adoçantes) e alimentos naturais como ovos cozidos, frutas, vegetais crus, sumos de vegetais e pequenas porções de proteína durante 20 horas por dia. Nas quatro horas diárias em que se pode comer, podem ser degustadas salada com azeite e vinagre, legumes cozidos e pequenas quantidades de queijo e feijão.


A segunda fase, denominada de superalimentação, os mesmos alimentos da primeira fase podem ser consumidos durante as 20 horas do jejum. Nas outras quatro horas podem ser incluídas saladas e alimentos ricos em proteínas, como como carne, peixe e legumes, e carboidratos como quinoa, sementes ou nozes.

Na terceira fase, um ou dois dias de alimentação rica em carboidratos devem ser alternados por um período de 4 horas, continuando com dias de alto teor de proteínas e baixo teor de carboidratos.

Terminadas as três fases, recomeça com a primeira.

Benefícios da dieta do guerreiro

Os benefícios são os mesmos de dietas baseadas no jejum intermitente:

  • Ajuda na saúde do cérebro: alguns estudos confirmaram que dietas de jejum intermitente ajudam a reduzir marcadores inflamatórios no corpo que influenciam a memória, além de demonstrar que pode ajudar a reduzir o risco de sofrer de Alzheimer.
  • Reduz a inflamação corporal: Também ajuda a reduzir os níveis de inflamação no corpo, que estão relacionados com diversas doenças e problemas de saúde, como cancro e obesidade.
    Promove o controle do açúcar no sangue: Graças a este tipo de dieta é possível controlar melhor o açúcar no sangue, o que beneficia especialmente as pessoas que sofrem de diabetes.
  • Ajuda a perder peso: um dos grandes motivos pelos quais muitas pessoas eguem a dieta do guerreiro tem a ver com a sua capacidade de perder peso, embora, por ser muito restritiva, possa ser difícil mantê-la ao longo do tempo.

Além de seguir a dieta alimentar, Ori Hofmekler, recomenda seguir um plano de exercícios. Tudo está focado em garantir que, com um controlo nutricional e exercício físico adequado, os níveis de energia e de massa muscular aumentem, permitindo, ao mesmo tempo, combater e eliminar a gordura corporal.

Existe alguma controvérsia em relação à dieta, pois, embora quem a experimentou garanta que funciona, há dúvidas seja um plano alimentar sustentável. 

Mais Recentes

«Este é o signo que tem maiores hipóteses de se tornar milionário», revela estudo

há 6 horas

Nunca compre estas coisas em segunda mão

há 9 horas

Jamais tenha a tentação de guardar estas coisas na casa-de-banho

há 9 horas

A água lava tudo, ou quase: jamais a use para limpar estes objetos

há 9 horas

Em forma depois dos 50 anos: ponha em pratica estas dicas

há 10 horas

Middlemist Vermelha: conheça a flor mais rara do mundo (só existe em dois países)

há 10 horas

Coma apenas um pedaço desta fruta por dia e acrescente anos à sua vida

há 10 horas

Quase 4.500 euros é quanto custa este hambúrguer: o mais caro do mundo

há 11 horas

Especialistas alertam: «não consuma este tipo leite; é um dos mais prejudiciais»

há 11 horas

Óbito: Morreu o socialista João Cravinho

há 11 horas

Há uma razão clara para Trump adorar palhinhas de plástico; e não tem nada a ver com sucção

há 11 horas

Nutricionistas revelam a última coisa que comem e bebem antes de dormir: algumas surpreendem

há 11 horas

Este objeto doméstico comum em todas as casas atrai (mesmo) as baratas

há 12 horas

Ralph Fiennes surpreende com transformação corporal ‘incrível’ aos 62 anos

há 12 horas

Acabou-se a discussão: as 6 regras para colocar a louça na máquina de lavar

há 12 horas

Turismo: reclamações sobem 24% no primeiro trimestre

há 13 horas

Memórias de infância, portugalidade e influências asiáticas: conheça a nova carta do chefe Ricardo Costa

há 14 horas

Autenticidade, hospitalidade e bem-estar de excelência: conheça o “novo” Vilalara

há 14 horas

Aproveite a Páscoa e experimente fazer uma escapadinhas de autocaravana

há 14 horas

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.