A dieta do guerreiro é um método de jejum intermitente idealizado por Ori Hofmekler, antigo elemento das Forças Especiais Israelenses que a publicou em livro, “A Dieta Guerreira” (2017). Baseada no jejum esta dieta tem vindo a ganhar adeptos nos últimos anos.
Como facilmente se pode deduzir pelo nome e pela formação de Hofmekler, a dieta é inspirada nos padrões alimentares dos antigos guerreiros, que não comiam muito durante o dia e aproveitavam a noite para comer abundantemente e recuperar as forças com uma única refeição. Cada vez mais popular, esta dieta baseia-se no jejum de 20 horas seguidas (embora seja permitido comer pequenas porções de alguns alimentos) e num período de alimentação de apenas 4 horas, de preferência no final do dia, e também com algumas condições .
A segunda fase, denominada de superalimentação, os mesmos alimentos da primeira fase podem ser consumidos durante as 20 horas do jejum. Nas outras quatro horas podem ser incluídas saladas e alimentos ricos em proteínas, como como carne, peixe e legumes, e carboidratos como quinoa, sementes ou nozes.
Na terceira fase, um ou dois dias de alimentação rica em carboidratos devem ser alternados por um período de 4 horas, continuando com dias de alto teor de proteínas e baixo teor de carboidratos.
Terminadas as três fases, recomeça com a primeira.
Benefícios da dieta do guerreiro
Os benefícios são os mesmos de dietas baseadas no jejum intermitente:
- Ajuda na saúde do cérebro: alguns estudos confirmaram que dietas de jejum intermitente ajudam a reduzir marcadores inflamatórios no corpo que influenciam a memória, além de demonstrar que pode ajudar a reduzir o risco de sofrer de Alzheimer.
- Reduz a inflamação corporal: Também ajuda a reduzir os níveis de inflamação no corpo, que estão relacionados com diversas doenças e problemas de saúde, como cancro e obesidade.
Promove o controle do açúcar no sangue: Graças a este tipo de dieta é possível controlar melhor o açúcar no sangue, o que beneficia especialmente as pessoas que sofrem de diabetes. - Ajuda a perder peso: um dos grandes motivos pelos quais muitas pessoas eguem a dieta do guerreiro tem a ver com a sua capacidade de perder peso, embora, por ser muito restritiva, possa ser difícil mantê-la ao longo do tempo.
Além de seguir a dieta alimentar, Ori Hofmekler, recomenda seguir um plano de exercícios. Tudo está focado em garantir que, com um controlo nutricional e exercício físico adequado, os níveis de energia e de massa muscular aumentem, permitindo, ao mesmo tempo, combater e eliminar a gordura corporal.
Existe alguma controvérsia em relação à dieta, pois, embora quem a experimentou garanta que funciona, há dúvidas seja um plano alimentar sustentável.