Com o passar do tempo, cuidar de nós e da saúde é essencial , principalmente após os 50 anos, quando geralmente ocorre a menopausa. Com ela vêm vários sintomas, desde ondas de calor até ossos enfraquecidos ou risco de desenvolver certas doenças. Nesse sentido, tanto o exercício físico quanto a alimentação desempenham um papel fundamental. Pesquisas recentes descobriram a chave para uma dieta saudável, perfeita para envelhecer de forma saudável.
Um novo estudo da Universidade de Harvard revelou a dieta que devemos seguir na meia idade para alcançar um envelhecimento saudável e, assim, viver anos mais longos e com mais qualidade. Pesquisadores confirmaram que aqueles que seguem essas recomendações alimentares terão mais possibilidades de evitar doenças graves até aos 70 anos.
Uma dieta equilibrada é ideal para manter um estilo de vida saudável. No entanto, especialistas investigaram um pouco mais a fundo e mostraram que uma dieta saudável, baseada em vegetais, com ingestão baixa a moderada de alimentos animais saudáveis e menor ingestão de alimentos ultraprocessados, está associada a uma maior probabilidade de envelhecimento saudável. Ou seja, sem sofrer de doenças crónicas graves e mantendo a saúde cognitiva — que se deteriora com a chegada da menopausa — e a saúde física e mental ao chegar aos 70 anos.
Este é um dos primeiros estudos a examinar múltiplos padrões alimentares na meia-idade em relação ao envelhecimento saudável em geral.
O estudo confirmou que a principal dieta saudável para um envelhecimento saudável foi a chamada dieta AHEI, desenvolvida para prevenir doenças crónicas.
A dieta AHEI é uma dieta rica em frutas, vegetais , grãos integrais, nozes, legumes e gorduras saudáveis. Também é pobre em carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas, sódio e grãos refinados. Outra opção alimentar perfeita para um envelhecimento saudável é o PHDI, que leva em consideração a saúde humana e ambiental, enfatizando alimentos de origem vegetal e minimizando alimentos de origem animal.