<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Homens que cresceram com irmãs são mais colaborativos e amorosos», revela estudo

7 Maio 2025
Forever Young

Se quer ser ou ter o melhor parceiro na vida adulta, a ciência dá a resposta: crescer com uma irmã.

De acordo com um estudo da Universidade de Ulster, liderado pelo professor Tony Cassidy, jovens que convivem com irmãs durante a infância tendem a desenvolver uma maior positividade, sociabilidade e equilíbrio emocional.

O estudo concentrou-se na saúde mental de 571 pessoas entre 17 e 25 anos e descobriu que as irmãs promovem a comunicação e a coesão familiar, elementos-chave para o bem-estar emocional ao longo da vida.

Já a Universidade de Okayama, sob a direção da professora Hiroko Okudaira, investigou como a presença de irmãs influencia o comportamento masculino perante a competição.

Os que entraram no estudo fizeram labirintos e testes de matemática. Os cientistas observaram que homens com irmãs preferiam evitar a competição e optar por estratégias mais colaborativas, sugerindo um impacto direto no seu estilo de relacionamento emocional: mais empatia, menos necessidade de dominar e maior capacidade de compartilhamento emocional.

Esses homens também tendem a estar mais familiarizados com as necessidades emocionais das mulheres, não têm medo de demonstrar afeto ou de falar sobre as suas emoções e têm maior responsabilidade emocional.