Tendo sido fundada a 22 de Abril de 1911, com base na Real Escola de Cirurgia de Lisboa datada de 24 de junho de 1825, a FMUL é a maior escola médica do país, com uma trajetória de 70 anos de excelência académica e contribuições significativas para a comunidade médica e científica em Portugal.
A sua origem traça-se até ao Hospital de Todos-os-Santos, fundado em 1504. Até à sua atual residência no Hospital Universitário Santa Maria, a jornada da FMUL é uma história de evolução contínua e compromisso com a qualidade da formação médica. Ao longo dos séculos, a instituição tem sido uma fonte de orgulho para a cidade de Lisboa, servindo como um farol de conhecimento e inovação na área da medicina.
“Estamos extremamente orgulhosos de celebrar este momento significativo na história da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”, afirma João Eurico Cabral da Fonseca, Diretor da instituição, “Ao longo dos anos, temos formado profissionais de saúde de excelência e contribuído para o avanço da medicina em Portugal e além-fronteiras. Este aniversário é uma oportunidade para reconhecermos o nosso passado histórico e olharmos com entusiasmo para o futuro, continuando a nossa missão de educação, investigação e de promoção da prestação de cuidados de saúde de qualidade”.
No próximo ano, em 2025, a FMUL terá a honra de celebrar o bicentenário da sua origem como Real Escola Cirúrgica de Lisboa, um marco que sublinha o compromisso duradouro da instituição com a educação médica e a saúde da população portuguesa.
Hoje, a FMUL continua a liderar o caminho na formação de futuros médicos, investindo em instalações modernas, tecnologicamente avançadas, como os edifícios Egas Moniz e Reynaldo dos Santos e num novo campus em Torres Vedras. Além disso, a faculdade mantém uma estreita colaboração com o Hospital Universitário Santa Maria bem como outras estruturas hospitalares de referência na região de Lisboa, garantindo que os estudantes tenham acesso a uma educação prática de alta qualidade.
A FMUL reafirma o seu compromisso com a excelência, a inovação e o serviço à comunidade, à medida que celebra este marco histórico e mostra-se como uma instituição desejosa de dar continuidade à formação de líderes médicos do futuro e contribuir para uma sociedade mais saudável e próspera.