Partilhar

Importante: saiba que as seguradoras passam a ter de explicar alterações aos prémios de seguro

O que lhe parece a medida?

3 Abril 2023
Forever Young

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou hoje que as seguradoras vão passar a ter de detalhar as razões para a alteração dos prémios de seguro nos avisos de pagamento, depois de “numerosas reclamações”, avança a Lusa.

No total, são 11 recomendações que constam na Circular N.º3/2023, entre as quais a indicação, de forma destacada, “do impacto, na variação do prémio aplicável ao contrato, da variação da sinistralidade, da variação do capital seguro e da variação das coberturas contratadas, quantificando cada um dos fatores separadamente” e de “outros fatores que sejam relevantes” — de forma separada.

A ASF assinala que estas divulgações não devem impedir o cliente de solicitar esclarecimentos adicionais, instando ainda as seguradoras a criar um espaço dedicado nas áreas reservadas dos clientes nos seus portais e informar os clientes por SMS quando houver alterações no ‘site’.

E, nesse caso, recomenda que os seguradores garantam que “a informação é disponibilizada em local bem visível e de acesso direto pelos tomadores”, que os tomadores sejam “informados sobre essa disponibilização, mediante nota constante do aviso de pagamento” e que a informação permaneça “acessível durante um período adequado ao seu propósito”.

Estas recomendações são também aplicáveis ao cumprimento de obrigações contratuais, devendo as alterações automáticas ser indicadas, bem como a alteração do prémio ao longo do contrato — e em que condições poderá acontecer.

A ASF regista que estas recomendações são dirigidas aos contratos dos seguros Automóvel e Incêndio e Outros Danos, bem como aos contratos individuais do ramo Doença, “na medida em que os respetivos produtos apresentam um maior nível de padronização”, excluindo, por enquanto os seguros de grandes riscos.

A ASF diz que tem recebido informação de “numerosas reclamações” em que a prestação de informação relativa à alteração das condições contratuais não é apropriada.

Na ótica da ASF, a informação das variações dos prémios de seguros é “essencial para que os consumidores estejam informados” sobre os seus contratos e para que possam tomar “decisões conscientes e informadas”.

Numa sessão realizada esta manhã com jornalistas, o administrador da ASF Diogo Alarcão afirmou ainda que as empresas que cumprirem estas recomendações integrarão um relatório cuja primeira edição será publicada no primeiro trimestre de 2024, que detalhará quais as seguradoras que aplicaram estas práticas.

Questionado se o prazo era muito largo, Diogo Alarcão referiu que a aplicação destas recomendações implica “um investimento muito exigente do ponto de vista informático” para o cumprimento destes automatismos.

“Nós estamos a exigir que se coloque bastante mais informação, portanto isto irá exigir algum investimento nos sistemas informáticos, porque é bom não esquecer que estamos aqui a falar de seis fatores”, defendeu, ao lado do diretor do Departamento de Supervisão Comportamental, Eduardo Pereira.

Mais Recentes

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 1 hora

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 1 hora

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 2 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 2 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 3 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 3 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 4 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 4 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 4 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 4 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 4 horas

Ibuprofeno: fique a par dos efeitos colaterais (e muitas vezes irreversíveis) do medicamento que todos conhecem

há 20 horas

Óbito: Morreu o treinador do Futalmeirim, Vítor Cerqueira

há 21 horas

Alerta a ter em conta: a cor da sua língua pode indicar que sofre de diabetes, de acordo com a Universidade de Harvard

há 21 horas

Já lanchou? Se ainda não experimente estas mini tortitas de lentilhas de queijo e trufa e queijo azul

há 21 horas

Não procure mais: a Lefties tem a roupa de festa mais confortável e elegante deste Natal (desde 12,99 euros)

há 22 horas

«Se descobrir o que está dentro dos nuggets de frango nunca mais os vai querer comer», assegura este cientista

há 22 horas

Diga adeus à batata e ao arroz: esta comida muito popular em Marrocos é considerada uma boa alternativa

há 22 horas

Alzheimer: fique atento a este sintoma inicial da doença que pode surgir quando está na casa de banho

há 23 horas

Se tem o hábito de guardar a berinjela no frigorifico pare já de o fazer: conheça o lugar surpreendente da cozinha onde deve conservar o vegetal

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.