<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Inovação: implante de dispositivo regista eventos cardíacos

10 Julho 2023
Forever Young

HVFX realizou o primeiro implante de dispositivo que permite fazer a monitorização remota do utente.

A equipa de Cardiopneumologia do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) realizou o primeiro implante de dispositivo registador de eventos cardíacos, no dia 27 de junho.

Vitor Branco é utente do HVFX e foi quem recebeu a primeira intervenção. Trata-se de um pequeno dispositivo que é implantado debaixo da pele, sob anestesia local, através de uma pequena incisão com menos de um centímetro. Um procedimento minimamente invasivo e que permite que o utente regresse a casa uns minutos depois da intervenção.

De acordo com o HVFX, este equipamento é disponibilizado com um sistema monitorização remota que permite uma avaliação à distância do aparelho e possibilita o envio de notificações perante a presença de determinadas arritmias cardíacas.

Nelson Cunha, cardiologista que realizou este primeiro implante, destacou “a mais valia de uma monitorização contínua, durante cerca de 4 anos, que permite fazer a monitorização electrocardiografica do utente”.

Marta Gomes, cardiopneumologista, destaca a possibilidade de “serem detetados possíveis arritmias precocemente” e demonstra a satisfação pelo desenvolvimento “de uma técnica nova, no nosso hospital, e é um grande orgulho fazer parte de estes novos passos no centro de pacing”.