<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Já alguma vez se questionou por que apagamos velas nos bolos de aniversário?

7 Setembro 2021
Sandra M. Pinto

E já agora, se faz anos hoje parabéns.

Os bolos de aniversário são uma tradição desde a Roma Antiga, servindo para comemorar o nascimento de alguém. Mas por que se colocam velas no bolo?

Alguns acreditam que a tradição das velas de aniversário começou na Grécia Antiga, quando as pessoas levavam bolos adornados com velas acesas para o templo de Ártemis, deusa da caça. As velas eram acesas para brilharem como a lua, um símbolo popular associado a Artemis.

Muitas culturas antigas também acreditavam que o fumo das velas levava as suas orações até ao céu. A tradição de formular desejos antes de soprar as velas de aniversário pode ter começado aí.

Outros acreditam que a tradição das velas de aniversário começou com os alemães. Em 1746, o conde Ludwig Von Zinzindorf comemorou o seu aniversário com um festival extravagante. E, claro, um bolo com velas.

Os alemães também comemoraram com velas de aniversário o Kinderfest, festa de aniversário para crianças que começou no século XVIII, quando uma única vela de aniversário foi acesa e colocada no bolo para simbolizar a “luz da vida”.