Partilhar

Já conhece a MB Way? Saiba como pagar compras e transferir dinheiro com o telemóvel

Com um smartphone ou tablet, a app MB Way e ligação à Net, é possível fazer pagamentos ou transferir dinheiro sem puxar da carteira. Mas alguns bancos cobram.

20 Novembro 2019
Forever Young

Criado em 2015, o serviço MB Way ganhou uma enorme popularidade e já tem mais de um milhão de utilizadores. As funcionalidades disponibilizadas, tais como o pagamento de compras com o telemóvel em lojas tradicionais ou online, levantar dinheiro sem cartão ou transferir dinheiro de forma instantânea, necessitando apenas do número de telemóvel do destinatário, levaram a este sucesso. A ausência de custos também muito contribuiu para tal, mas os bancos estão gradualmente a terminar com esta vantagem, ao descobrir uma nova fonte de rendimento.

Como funciona o MB Way

Sem carregamentos ou custos de adesão, o único requisito é ter ligação a uma rede móvel ou a Wi-Fi. Depois, é só descarregar a app MB Way e ativá-la numa caixa Multibanco. O número de funcionalidades disponíveis tem vindo a aumentar, sendo as mais recentes as que permitem utilizar o multibanco sem cartão bancário e a “dividir a conta”. Esta funcionalidade serve, por exemplo, para pagar a sua parte da refeição numa ida ao restaurante com os amigos. Pode dividir a conta com até 15 pessoas e até € 750 (por pessoa), o que dá um total máximo de 10 500 euros (14 * € 750, pois a 15.ª é quem paga a conta no total).

Desde Março, a app MB Way permite usar um terminal Multibanco sem ter o cartão bancário consigo. Basta carregar na tecla verde do teclado do Multibanco e escolher a opção “Utilizar o Multibanco”. De seguida, vai ver no ecrã um código QR, que pode ser lido pelo seu telemóvel através da app MB Way, o que desbloqueará o acesso às operações normalmente disponíveis numa caixa Multibanco. Esta nova funcionalidade veio complementar a já existente de poder levantar dinheiro no multibanco sem utilizar o cartão.

Outras funcionalidades como, por exemplo, a de “pedir dinheiro” permite “desenrascar” situações em que se vê sem euros de repente. Através da app MB Way pode pedir um empréstimo a alguém da sua lista de contactos que também seja utilizador MB Way.  Quem receber a notificação pode escolher o cartão a utilizar ou também rejeitar a operação. Quer na funcionalidade “dividir conta” quer na “pedir dinheiro”, o utilizador fica de imediato com o dinheiro disponível.

As transferências instantâneas tornaram-se também numa das funcionalidades mais usadas, principalmente para operações de pequenos montantes. Contudo, os bancos estão a começar a cobrar comissões injustificadas e desproporcionais pelas transferências através da aplicação, forçando os clientes a usar as aplicações das próprias instituições.

MB Way é seguro e fácil

Os testes realizados pelos nossos especialistas concluíram que o MB Way é um método de pagamento seguro, sendo as transações processadas pela SIBS – entidade responsável pela gestão da rede Multibanco. Na prática, está apenas a utilizar o seu cartão de débito no telemóvel, ou seja, nunca partilha os dados bancários com a loja. Além disso, a autenticação da transação é feita por si, através de um código PIN.

Todas as comunicações são feitas com recurso ao sistema de comunicação segura HTTPS e certificados de autenticação de cliente. Isto é suficiente porque, como os dados do cartão são desnecessários para o MB Way, as certificações de segurança para bases de dados tornam-se também dispensáveis.

Os riscos de segurança são idênticos aos da utilização de um cartão de débito. O seu dinheiro só fica em risco se alguém tiver acesso ao telemóvel e ao código PIN. Mas, mesmo nesta situação, o MB Way permite uma segunda linha de proteção. Se o telemóvel tiver ativada a funcionalidade de bloqueio, pode impedir (ou pelo menos dificultar) o acesso à aplicação. A própria app MB Way pode ser bloqueada e só funcionar depois de o utilizador inserir o código de bloqueio.

Têm vindo a ser relatados casos de fraude utilizando este meio de pagamento, em que as vítimas são vendedores em sites de artigos usados, como o OLX e o Custo Justo, por exemplo. Nos casos conhecidos, os burlões, a troco de supostamente pagar o item que a vítima tem à venda e aproveitando-se do desconhecimento sobre a forma de funcionamento do MB Way, convencem o vendedor a deslocar-se a uma caixa multibanco e a associar o número de telefone do burlão à sua conta, passando este, a partir daqui, a poder efetuar movimentos na mesma.

Para receber um pagamento por esta via, basta apenas comunicar o seu contacto telefónico. Não tem de se dirigir a qualquer caixa automática para associar um contacto que não o seu ou introduzir qualquer PIN. Da mesma forma, para efetuar um pagamento com recurso ao MB Way, apenas precisa de conhecer o número de telefone do destinatário. Não associe à sua conta bancária contactos telefónicos que não os seus. Desta forma, evita ser apanhado neste tipo de burlas.

Se forem tomadas todas as medidas de segurança, o pagamento com o telemóvel é seguro. Veja como aderir e conheça a lista de estabelecimentos onde pode usar o MB Way.

Como aderir ao MB Way

Pode aderir ao MB Way nas caixas Multibanco. A opção “MB Way” está disponível no ecrã principal, depois de inserir o código PIN do cartão.

É pedido o número de telemóvel a usar no serviço e o limite de compras diário que pretende. Este limite pode ser ajustado quando quiser. A caixa vai ainda pedir que escolha um código PIN com 6 dígitos e que confirme os dados.

Após a adesão, tem de instalar a aplicação MB Way no telemóvel que indicou. A mesma está disponível para iOS e Android. Ao aceder, siga os passos.

Depois de ler e concordar com os termos e condições e confirmar que já aderiu via caixa Multibanco, ative a aplicação MB Way: insira o seu número de telemóvel e o PIN MB Way.

 

Receberá de imediato um SMS com o código de ativação. Insira-o na app. Carregue em “continuar” e o serviço fica pronto a ser utilizado.

 

Após ativar o MB Way, é sugerido adicionar o e-mail, caso pretenda que seja uma alternativa ao número de telefone.

Mais Recentes

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 9 horas

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 12 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 14 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 15 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 16 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 16 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 16 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 16 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 17 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 18 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 18 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 18 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 18 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 18 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 18 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 18 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 21 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 22 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.