Criado em 2015, o serviço MB Way ganhou uma enorme popularidade e já tem mais de um milhão de utilizadores. As funcionalidades disponibilizadas, tais como o pagamento de compras com o telemóvel em lojas tradicionais ou online, levantar dinheiro sem cartão ou transferir dinheiro de forma instantânea, necessitando apenas do número de telemóvel do destinatário, levaram a este sucesso. A ausência de custos também muito contribuiu para tal, mas os bancos estão gradualmente a terminar com esta vantagem, ao descobrir uma nova fonte de rendimento.
Como funciona o MB Way
Sem carregamentos ou custos de adesão, o único requisito é ter ligação a uma rede móvel ou a Wi-Fi. Depois, é só descarregar a app MB Way e ativá-la numa caixa Multibanco. O número de funcionalidades disponíveis tem vindo a aumentar, sendo as mais recentes as que permitem utilizar o multibanco sem cartão bancário e a “dividir a conta”. Esta funcionalidade serve, por exemplo, para pagar a sua parte da refeição numa ida ao restaurante com os amigos. Pode dividir a conta com até 15 pessoas e até € 750 (por pessoa), o que dá um total máximo de 10 500 euros (14 * € 750, pois a 15.ª é quem paga a conta no total).
Desde Março, a app MB Way permite usar um terminal Multibanco sem ter o cartão bancário consigo. Basta carregar na tecla verde do teclado do Multibanco e escolher a opção “Utilizar o Multibanco”. De seguida, vai ver no ecrã um código QR, que pode ser lido pelo seu telemóvel através da app MB Way, o que desbloqueará o acesso às operações normalmente disponíveis numa caixa Multibanco. Esta nova funcionalidade veio complementar a já existente de poder levantar dinheiro no multibanco sem utilizar o cartão.
Outras funcionalidades como, por exemplo, a de “pedir dinheiro” permite “desenrascar” situações em que se vê sem euros de repente. Através da app MB Way pode pedir um empréstimo a alguém da sua lista de contactos que também seja utilizador MB Way. Quem receber a notificação pode escolher o cartão a utilizar ou também rejeitar a operação. Quer na funcionalidade “dividir conta” quer na “pedir dinheiro”, o utilizador fica de imediato com o dinheiro disponível.
As transferências instantâneas tornaram-se também numa das funcionalidades mais usadas, principalmente para operações de pequenos montantes. Contudo, os bancos estão a começar a cobrar comissões injustificadas e desproporcionais pelas transferências através da aplicação, forçando os clientes a usar as aplicações das próprias instituições.
MB Way é seguro e fácil
Os testes realizados pelos nossos especialistas concluíram que o MB Way é um método de pagamento seguro, sendo as transações processadas pela SIBS – entidade responsável pela gestão da rede Multibanco. Na prática, está apenas a utilizar o seu cartão de débito no telemóvel, ou seja, nunca partilha os dados bancários com a loja. Além disso, a autenticação da transação é feita por si, através de um código PIN.
Todas as comunicações são feitas com recurso ao sistema de comunicação segura HTTPS e certificados de autenticação de cliente. Isto é suficiente porque, como os dados do cartão são desnecessários para o MB Way, as certificações de segurança para bases de dados tornam-se também dispensáveis.
Os riscos de segurança são idênticos aos da utilização de um cartão de débito. O seu dinheiro só fica em risco se alguém tiver acesso ao telemóvel e ao código PIN. Mas, mesmo nesta situação, o MB Way permite uma segunda linha de proteção. Se o telemóvel tiver ativada a funcionalidade de bloqueio, pode impedir (ou pelo menos dificultar) o acesso à aplicação. A própria app MB Way pode ser bloqueada e só funcionar depois de o utilizador inserir o código de bloqueio.
Têm vindo a ser relatados casos de fraude utilizando este meio de pagamento, em que as vítimas são vendedores em sites de artigos usados, como o OLX e o Custo Justo, por exemplo. Nos casos conhecidos, os burlões, a troco de supostamente pagar o item que a vítima tem à venda e aproveitando-se do desconhecimento sobre a forma de funcionamento do MB Way, convencem o vendedor a deslocar-se a uma caixa multibanco e a associar o número de telefone do burlão à sua conta, passando este, a partir daqui, a poder efetuar movimentos na mesma.
Para receber um pagamento por esta via, basta apenas comunicar o seu contacto telefónico. Não tem de se dirigir a qualquer caixa automática para associar um contacto que não o seu ou introduzir qualquer PIN. Da mesma forma, para efetuar um pagamento com recurso ao MB Way, apenas precisa de conhecer o número de telefone do destinatário. Não associe à sua conta bancária contactos telefónicos que não os seus. Desta forma, evita ser apanhado neste tipo de burlas.
Se forem tomadas todas as medidas de segurança, o pagamento com o telemóvel é seguro. Veja como aderir e conheça a lista de estabelecimentos onde pode usar o MB Way.
Como aderir ao MB Way
Pode aderir ao MB Way nas caixas Multibanco. A opção “MB Way” está disponível no ecrã principal, depois de inserir o código PIN do cartão.
É pedido o número de telemóvel a usar no serviço e o limite de compras diário que pretende. Este limite pode ser ajustado quando quiser. A caixa vai ainda pedir que escolha um código PIN com 6 dígitos e que confirme os dados.
Após a adesão, tem de instalar a aplicação MB Way no telemóvel que indicou. A mesma está disponível para iOS e Android. Ao aceder, siga os passos.
Depois de ler e concordar com os termos e condições e confirmar que já aderiu via caixa Multibanco, ative a aplicação MB Way: insira o seu número de telemóvel e o PIN MB Way.
Após ativar o MB Way, é sugerido adicionar o e-mail, caso pretenda que seja uma alternativa ao número de telefone.