A frontoplastia é uma cirurgia plástica que tem o objetivo promover a redução da testa, de forma a tornar o rosto mais simétrico, ou elevar as sobrancelhas, diminuindo rugas e linhas de expressão
É um procedimento simples que pode ser realizado sob anestesia local ou geral, dependendo do objetivo da cirurgia, e deve ser feito por um cirurgião plástico especializado.
A técnica consiste em avançar o couro cabeludo para a frente através de um corte na margem do cabelo. Com este procedimento é possível reduzir a testa entre dois a quatro centímetros.
Com a duração média de uma hora, esta cirurgia é irreversível, pelo que convém pensar muito bem antes de avançar.
Ficando a cicatriz rente ao couro cabeludo, é normal os médicos optarem pela técnica em ziguezague, a qual permite que os fios cresçam de maneira a escondê-la.
A frontoplastia é normalmente indicada quando a pessoa deseja diminuir o tamanho da testa, de forma a tornar o rosto mais proporcional e simétrico.
Além disso, pode ser indicada para combater os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, o que é feito elevando as sobrancelhas.