O livro “Volta aos Açores em Quinze Dias”, do jornalista José Pedro Castanheira, editado pela Tinta-da-China, venceu o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, anunciou a Associação Portuguesa de Escritores (APE), avança a Lusa.
De acordo com o júri do prémio, coordenado por José Manuel Mendes, “Volta aos Açores em quinze dias. Diário de Bordo de uma viagem para (Não) esquecer” é um “diário de bordo”, mas o que “à partida poderia parecer um formato algo limitado, acaba por ultrapassar o mero jornalismo (ainda que o mais brilhante) para se transformar na partilha com o leitor, sempre interpelado, de uma experiência rica de convivências humanas e não só, das mais elementares às mais profundas”.
“Ao longo desta aventura náutica, cheia de peripécias, contratempos, ameaças (que vão do irónico ao aterrador), o jornalista vai-se transformando no Narrador assumido, no ‘cronista’ nada ‘reformado’, em contradição absoluta com a expressão que a dado passo utiliza para se qualificar. Ironicamente, claro”, lê-se ainda na ata do júri.
O júri, constituído ainda pelos professores e investigadores Cândido Oliveira Martins, Guilherme d’Oliveira Martins e Paula Mendes Coelho, atribuiu o prémio por unanimidade.
Nesta 6.ª edição da Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga, concorreram obras publicadas no ano de 2022.
O valor monetário deste Grande Prémio é de 12.500 euros para o autor distinguido.
No ano passado, o vencedor deste prémio foi António Mega Ferreira, com “Crónicas italianas”.