Depois de uma boa noite de sono não se vai lembrar da depressão
Pessoas com depressão, além de terem problemas de alterações no sono, não é algo que se esqueça da noite para o dia, como uma mágoa, por exemplo. Depressão é uma doença, como a diabetes ou a hipertensão, por exemplo, que precisa de tratamento para ser controlada.
Você tem muito mais força do que a depressão
Embora o tratamento realmente fortaleça a pessoa depressiva, não lhe deve falar isso num momento de crise. Para quem está na depressão a sensação de fraqueza é enorme e insistir para que a pessoa seja forte pode acabar por gerar ainda mais sofrimento e sentimento de culpa.
É só uma fase, vai passar
É possível superar a depressão com o tratamento correto, mas dizer isso a alguém que está com uma tristeza profunda e ainda não neutralizada é torturante.
Conheço uma pessoa que toma um remédio e ficou ótima. Devia tomar também
Tomar remédios por conta própria nunca é uma boa ideia. Além disso, para tratar a depressão os remédios são individualizados, com orientação e supervisão de um psiquiatra.
Se ocupar a cabeça com o trabalho vai esquecer isso
Depressão é uma doença que precisa de ser tratada para ser controlada.
Trabalho e estudos, no caso de pessoas depressivas, são um assunto delicado e podem causar a perda de foco, já que a vontade de quem está realmente mal é de não se levantar da cama.
Muitos estão em situação pior do que você
Quem está com depressão só consegue ver a vida com um filtro “cinza” e não existe uma escala de dor ou competição para saber qual o sofrimento que é maior ou pior.
Mantenha o foco nas coisas felizes
Como focar na parte feliz se a pessoa com depressão vê a vida de uma maneira depressiva e acinzentada?
O que precisa é de relaxar mais
Estar depressivo não é uma questão de fadiga, mas uma questão de alterações cerebrais e fisiológicas. E tais alterações não dependem dos fatores externos.
Se precisar de alguma coisa, é só me chamar. Estou aqui!
O certo é você ir atrás de quem precisa de tratamento e companhia. Ou seja, verificar se está tudo bem e se a pessoa está a precisar de apoio.