James Middleton de 37 anos, é o irmão mais novo a Princesa de Gales. O empresário teve que lidar com a dislexia e um déficit de atenção não diagnosticado durante os seus estudos no internato de Marlborough. As suas notas eram tão baixas que fizeram a sua mãe chorar e levaram seu pai a dizer que sua educação cara “era um desperdício de dinheiro”.
É isto que o irmão da Princesa de Gales conta no seu novo livro, Meet Ella : The Dog Who Saved My Life , onde revela detalhes da sua vida e que esta semana enchem as manchetes da imprensa britânica e internacional.
O título do seu livro não mente. A capa, em que James aparece segurando um cocker spaniel preto sobre os ombros, também não. Não é uma biografia típica, mas a história de como James saiu da depressão e, como ele mesmo diz, «não foi graças à família, amigos ou psiquiatras, mas sim a Ella , uma cadela que adotei da ninhada de um amigo do Universidade de Edimburgo».
«Os meus pais achavam difícil conversar comigo sobre a minha saúde mental, porque acreditavam que me conheciam melhor do que eu mesmo. As intenções deles eram boas e apoiaram-me muito, mas resistiram à terapia e a maior preocupação deles era que eu ficasse dependente de antidepressivos», reconhece nas páginas do livro, que chega às livrarias no dia 26 de setembro, «já os cães nunca me julgaram», diz ele.
Em 2017, aos 30 anos, James Middleton procurou ajuda profissional para os problemas de saúde mental com os quais lidou durante a maior parte de sua vida. Foi então diagnosticado com depressão clínica e TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).