É habitual perguntar a casais de longa-duração, mais experientes, qual o segredo do seu sucesso. Todos temos curiosidade e interesse em perceber como certas pessoas conseguem fazer face às diversas adversidades, conseguindo sempre manter um relacionamento feliz. Parece simplesmente impossível.
A verdade é que manter um bom relacionamento com outra pessoa durante décadas é algo extremamente desafiante. À medida que as duas vidas se tornam numa só, é fácil perder o entusiamo que caracterizava os primeiros momentos enquanto casal. Especialmente no que diz respeito à atividade sexual conjugal, é extremamente frequente existir uma quebra, um ligeiro desencontro ou desinteresse. Mais do que um parceiro sexual, a pessoa que temos ao nosso lado todos os dias transforma-se num parceiro de vida e isso reflete-se – para o bem e para o mal – na cama.
É importante estar atento a esta situação e perceber como evitar um afastamento íntimo entre o casal. Um casamento sem sexo não tem que ser uma sentença anunciada. Felizmente existem algumas estratégias e dicas que todos podemos seguir para manter a “chama acesa”, o tal entusiamo tão importante para uma satisfatória relação sexual.
Eis alguns dos conselhos que o portal Considerable reuniu junto de especialistas e casais reais, com o intuito de perceber qual a “chave” para o sucesso de uma relação a longo-prazo.
1. Seja criativo
Os seres humanos estão programados para se interessarem sempre mais por coisas novas. O tédio numa relação sexual surge sempre que o casal deixa de fazer um esforço para experimentar coisas diferentes. No fundo, tal como referem os especialistas, o sexo é um pouco como o nosso apetite. Ninguém gosta de comer a mesma coisa todos os dias. É assim importante que se tentem coisas novas. Sugira fazer sexo num sítio diferente, com uma luz diferente. Experimente novos lubrificantes, brinquedos ou técnicas alternativas. Não caia numa rotina da qual irá ter dificuldade em sair.
2. Não faça julgamentos
A comunicação é fundamental para qualquer relação. Sobretudo no que diz respeito ao sexo, é extremamente importante que seja capaz de dizer aquilo que mais (e menos) gosta. Estabeleça uma intimidade forte com o seu parceiro. Crie um ambiente no qual seja possível cada um apresentar as suas visões e opiniões livremente.
No entanto é também fundamental que saiba expressar os seus sentimentos de uma forma correta que não cause nunca sofrimento ao outro. Alguns casais referem a importância de saber dizer certas frases de uma forma diferente. Sempre que quiser fazer uma critica procure dizer primeiro algo positivo. Por exemplo, “Adoro quando fazes X mas também gostava que fizesses Y” ou “Gosto muito de ti, fazes-me sentir bem, e é por isso que gostava de fazer sexo com maior frequência”.
3. O riso é um afrodisíaco
O sentido de humor é algo que contribui muito para o sucesso a longo-prazo de uma relação. Vão sempre existir momentos menos bons, em que as coisas não correm como esperado. Certas coisas que podemos tentar na cama podem correr mal e deixar-nos algo embaraçados. Nestes momentos é determinante que sejamos capazes de rir da situação, rir de nós próprios ou em conjunto enquanto casal. O riso aproxima as pessoas e fortalece a intimidade do casal. É também uma excelente ferramenta para aliviar a tensão de certos momentos, tornando tudo mais fácil.
4. Planeie o sexo
Sim, pode parecer pouco espontâneo. Planear coisas é algo aborrecido, mas pode ser uma forma de obrigar as pessoas a pensar, neste caso, sobre o sexo. Saber por antecipação que vamos fazer sexo num certo dia ajuda igualmente a criar um certo entusiasmo. Aumenta o desejo e a expectativa. Defina uma hora para se encontrar com o seu parceiro na cama. Escolha uma hora não muito tardia para evitar estarem cansados. Crie o ambiente certo e deixe a magia acontecer.
5. Aceite e celebre as mudanças que o corpo sofre
Depois de estar com alguém durante muitos, muitos anos pode acreditar que já sabe tudo sobre a outra pessoa. Sabe tudo aquilo que o outro gosta e o que precisa de fazer para o excitar. No entanto à medida que os corpos mudam, mudam também as necessidades. Deve sempre estar atento a forma como o corpo responde. É provável que a partir de uma certa idade tenha a necessidade de usar mais lubrificante ou de ter o apoio de um vibrador, por exemplo.
Se o seu parceiro pedir para fazer algo de forma diferente não assuma esse comentário como uma critica em relação ao seu “trabalho”, pois na verdade pode ser apenas uma tentativa de explicar o que funciona ou não agora melhor para corpo dele. Não deixe nunca que a idade e o envelhecimento sejam fatores que afastem o casal.