<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Turista inglês pode ser o primeiro estrangeiro contaminado com listeriose em Sevilha

26 Agosto 2019
Forever Young

Surto da doença já infetou mais de 200 pessoas em Espanha. Cidadão britânico que esteve de férias em Sevilha chegou a ser visto por um médico, mas só lhe foi diagnosticada a doença em França.

Segundo a Direção-Geral de Saúde, a listeriose é uma infeção, habitualmente, associada ao consumo de alimentos contaminados, que apesar de pouco frequente, pode ser grave, especialmente, nos casos de imunodeprimidos e recém-nascidos. Um surto desta doença já afetou duas centenas de espanhóis, sobretudo na capital da Andaluzia, Sevilha.

O primeiro caso detetado no estrangeiro (França) foi de um inglês que voltava a casa, depois de umas férias em Sevilha, onde consumiu um bife de carne infetada em meados de agosto. A listeriose só lhe foi diagnosticado em França.

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde (Ccaes), Fernando Simón, confirmou ao jornal El Mundo, que este pode ser o «primeiro caso do surto de listeriose no exterior» e que este está a ser «investigado por contaminação de carne picada da marca ‘La Mechá’».

A carne dessa marca não é comercializada em Portugal, de acordo com aDireção Geral de Alimentação e Veterinária. Todos os produtos infetados identificados pelo Ministério da Saúde espanhol foram distribuídos na região da Andaluzia e em Madrid.