LLYC IDEAS, o Centro de Liderança através do Conhecimento da consultora, acaba de lançar União Europeia – América Latina: novos tempos, novas alianças, o 40º número da revista UNO. A publicação é dedicada à Presidência espanhola do Conselho da UE e centra-se na necessidade de aproveitar este momento para relançar os fortes laços económicos, mas também culturais e afetivos entre a Europa e a América Latina. Mais de 20 peritos refletem sobre as novas possibilidades de cooperação entre as duas regiões.
O novo número da UNO inclui uma entrevista de José Antonio Llorente, sócio fundador e presidente da LLYC (BME:LLYC), a Moisés Naim, analista de economia e política internacional. Nela, Naim lamenta que “a relação entre a América Latina e a Europa esteja mais nos discursos, desejos e arengas do que nas práticas quotidianas dos decisores”. Naim acredita que a América Latina pode ser a Arábia Saudita da nova era devido aos seus recursos naturais e salienta o efeito que uma maior unidade na região poderia ter: “O potencial de uma América Latina integrada é enorme, significativo e é a razão de grandes esperanças que até agora não foram cumpridas. Talvez com novos líderes haja mais possibilidades de pensar numa América Latina que saiba fazer alianças, primeiro internamente, na própria região, e depois à escala internacional”, salienta Naim.
“Dedicámos este número da UNO às ligações entre a América Latina e a União Europeia porque, para a LLYC, estas são mais do que uma boa ideia: estão no centro do nosso projeto empresarial. Em Espanha, para além de possíveis mudanças políticas, manter-se-ão dois factos transversais partilhados por quase toda a população espanhola: o europeísmo e a perceção de que existe uma relação especial com a América Latina. Agora é o momento de afirmar ambas as ideias”, afirma José Antonio Llorente, Sócio Fundador e Presidente da LLYC, no prefácio da publicação.