Mais de 90% dos portugueses não se importaria de receber um presente de Natal reutilizado, revela estudo

Chegou a época mais festiva do ano e está na hora de preparar a decoração de Natal e fazer as listas de compras para os presentes deste ano.

Vive-se assim o momento perfeito para repensar hábitos de consumo e reformular preconceitos que ainda existam para formas de consumo mais conscientes.

Um estudo levado a cabo pela Wallapop, plataforma de produtos reutilizados líder no consumo consciente e responsável, em parceria com a mUp Research, revelou a abertura dos portugueses para receber e comprar produtos reutilizados, assumindo os mesmos a possibilidade de dar, em média, uma segunda vida a 3 produtos este Natal.

Acompanhando esta mudança de mentalidade, ilustrada igualmente pelo aumento em 35% das procuras realizadas na Wallapop para a categoria da casa em comparação com o mesmo mês do ano anterior, os catálogos de produtos reutilizados estão em rápida expansão. As pesquisas mais realizadas no âmbito de Natal na plataforma em Novembro foram: árvore de Natal, Pai Natal, aldeia de Natal, luzes de Natal e decoração natalícia. Também entre embrulhos, calendários de advento e moldes de bolachas, são muitas mais as opções já disponíveis para tornar a casa num verdadeiro mercado de natal sustentável e mais acessível.

Mas as escolhas mais responsáveis desta época festiva podem estender-se também aos presentes de Natal, com mais de 90% dos portugueses a mencionar que não se importaria de receber um presente reutilizado nesta época festiva. Segundo o mesmo estudo realizado pela mUp Research, a pedido da Wallapop, livros, smartphones e pequenos eletrodomésticos formam o top 3 de produtos reutilizados que as pessoas mais gostariam de receber este ano.

Cada uma destas compras mais conscientes tem um grande impacto ambiental. Segundo um estudo anterior realizado pela Wallapop, realizado no âmbito da celebração do seu décimo aniversário, por cada livro reutilizado comprado em vez de um novo são poupados em média 47 litros de água, o que equivale a cerca de 5 semanas de consumo de água de um adulto. Este número aumenta exponencialmente se pensarmos, por exemplo, na poupança da água em compras como uma sweatshirt, evitando o desperdício de cerca de 999 litros de água.

Os benefícios não são apenas ambientais, com uma poupança igualmente notória para a carteira, tanto para o lado do comprador, como para o vendedor que pode transformar artigos que tem em casa e não utiliza novamente em dinheiro. Em muitos casos, a preferência por produtos reutilizados significa uma poupança de quase metade do valor original, em produtos como pequenos eletrodomésticos, consolas de jogo, relógios ou jogos de tabuleiro.

Em particular, quando falamos nos mais pequenos, é interessante observar que, segundo o estudo, 72,5% dos portugueses admite sentir que uma criança não seria capaz de distinguir um presente reutilizado de um presente novo.

 

Autor: Alejandro Cajas Crédito: Getty Images/iStockphoto

Ler Mais