Beba menos sumo para uma vida sã

Estudo norte-americano conclui que mais do que um copo de sumo por dia pode ser mau para a saúde.

Uma equipa de investigação norte-americana concluiu, na realização de um estudo, que beber regularmente bebidas açucaradas, incluindo os “sumos de fruta 100% natural”, pode significar um maior risco de morte prematura. Os cientistas compararam as taxas de mortalidade relativa de indivíduos que beberam um copo de sumo de fruta ou outras bebidas açucaradas, em relação aos que beberam mais do que essa porção diária.

Para responder à dúvida se o consumo de bebidas açucaradas está associado a um aumento do risco de mortalidade, foram analisados dados de 13.440 adultos ao longo de seis anos, cuja média de idades era 64 anos. Os sujeitos tinham 45 anos ou mais no início do estudo, 71 por cento destes eram considerados obesos e 1.168 faleceram durante o decurso do estudo.

Esta investigação também comparou as taxas de mortalidade de indivíduos que ingeriram quantidades diárias maiores de sumo de fruta ou outras bebidas açucaradas, e analisou os efeitos a longo prazo de cada porção diária adicional.

Um dos coautores do estudo, Jean Welsh, alertou, mesmo, para a necessidade de «pensarmos no sumo de fruta que compramos como uma bebida açucarada», pois apesar de estes conterem vitaminas e minerais «são açúcar e água, o que faz delas basicamente uma bebida açucarada». Por isso, é cada vez mais «importante que as pessoas entendam que precisam de ser cautelosas sobre o quanto bebem», acrescenta o professor.

Todavia, o estudo sugere, ainda, que as frutas inteiras ou frescas são consideradas «saudáveis e recomendadas por não terem os mesmos efeitos adversos para a saúde». Pelo que se tiver algum desejo de sumo de fruta fresco pode optar por preparar um em casa, sem adicionar açúcar ou arrefecer um chá, também, sem açúcar.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música
Automonitor
Moto elétrica… de madeira chega em 2020