Mais de metade dos “Baby Boomers” consultam frequentemente dispositivos da empresa durante as férias

De acordo com o novo relatório da Hays, “Geração Z: os nativos digitais no mercado laboral”, as gerações afirmam que têm dificuldade em desligar-se do trabalho, principalmente durante as férias.

Quando questionados se consultam frequentemente os dispositivos da empresa durante as férias, 61% dos Baby Boomers, 51% da Geração X e 33% dos Millennials responderam afirmativamente. No entanto, esta tendência parece ter vindo a decrescer a cada nova geração. Os Millennials já estão menos propensos a consultar o telemóvel e o portátil durante as férias e por isso, é expectável que a Geração Z ainda o faça com menos frequência.

Numa altura, onde o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é tão desejada, por todas as gerações, parece que é difícil cumprir. Segundo os resultados do estudo, quando questionados se consultavam o telemóvel e/ou o portátil da empresa fora do horário de trabalho, 66% dos Baby Boomers, 60% da Geração X e 49% dos Millennials responderam que sim. 

Para além disso, 50% dos Baby Boomers, 65% da Geração X, 80% dos Millenials e 74% da Geração Z responderam que gostariam de trabalhar numa empresa que não permitisse trabalhar horas extra, responder a emails e/ou atender chamadas fora do horário de trabalho. Ao analisar as respostas das gerações percebe-se que este equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é mais expectado pelas gerações mais recentes. Por isso, é que os principais benefícios que valorizam num empregador passam pela flexibilidade de trabalho e a possibilidade de trabalhar a partir de casa.

No entanto, ao avaliar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, são os Millenials a dar uma avaliação menos positiva e os Baby Boomers uma mais positiva, apesar destes últimos serem o que consultam mais os dispositivos da empresa fora de horas do trabalho, ou até mesmo de férias.