Tudo ligado por estruturas como o menisco, tendões musculares e ligamentos. Como é propenso a lesões diretas e indiretas, além de ser bastante exigido, o joelho é uma das áreas que mais sofrem com lesões.
1 – Rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior)
Quando o LCA é rompido, existe uma grande possibilidade de que uma cirurgia seja necessária, dependendo da gravidade e nível de atividade da pessoa. Essa lesão pode ser causada quando ocorre uma mudança rápida de direção, paragem repentina de um movimento, pancadas e outros.
2 – Rompimento do LCP (ligamento cruzado posterior)
Esse tipo de trauma está mais associado a fatores maiores, como acidentes de trânsito, mas também pode acontecer durante práticas esportivas de maior contato. Em fases mais avançadas, essa lesão pode causar dor e derrame no joelho.
3 – Luxação da rótula
A rótula é o osso que está localizado na frente do joelho. Numa articulação normal, está centrada na tróclea, fazendo parte do mecanismo extensor do joelho. A luxação ocorre quando esse osso sai da tróclea. A lesão pode ocorrer diretamente, por uma pancada, ou indiretamente, por uma entorse no joelho.
4 – Condromalácia rotular
Conhecida como joelho de corredor, essa lesão decorre de um amolecimento da cartilagem. Apesar de não ter uma causa exata, pode ser relacionada a fatores anatómicos. Uma das causas mais recorrentes é a sobrecarga no joelho. Os principais sintomas dessa lesão envolvem inchaço em torno da rótula, dor constante no meio do joelho e dor durante atividades rotineiras, como uma caminhada ou subida de escadas.
5 – Artrose
Como suportam um grande peso ao longo do dia, é completamente normal que a cartilagem dos joelhos tenham um desgaste com o passar do tempo. Na maioria dos casos o doente apresenta essa complicação no joelho, mas sem a presença de dores associadas. A cartilagem do joelho é responsável pelo deslizamento, sem atrito, entre as extremidades dos ossos do joelho.
6 – Tendinite
É uma lesão do tendão que, na maioria dos casos, está envolvida a atividades esportivas que precisam de saltos e desacelerações bruscas, como o atletismo e o futebol, por exemplo. Normalmente, a lesão afeta a fixação do tendão do polo inferior da rótula devido ao mecanismo que ocorre durante a desaceleração no desporto.
7 – Síndrome do Corredor
É uma inflamação na região lateral da coxa, especificamente na banda iliotibial, decorrente da flexo-extensão excessiva do joelho que resulta do aumento da tensão ou atrito na região. Os principais sintomas são hipersensibilidade, dor e sensação de queimação na região lateral do fémur.
8 – Lesão no menisco
O menisco fica localizado no meio do joelho, entre o fémur e a tíbia. É responsável pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos e diferentes situações podem gerar lesões nessas estruturas, especialmente, nos movimentos de rotação. Os sintoma envolvem dores na parte lateral dos joelhos e o bloqueio do mesmo, que é causado pelo deslocamento do menisco de um lado para o outro, causando estalos e travamento em posições específicas.