Partilhar

MasterChef Austrália, Matt Preston, aposta em vegetais e numa dieta saudável

São 120 receitas vegetarianas e veganas para as quais criou até um acrónimo— O. C. V. — que quer dizer Obsceno, Chocante, Vegetariano.

13 Maio 2021
Sandra M. Pinto

«Apliquei este termo cativante a pratos que se encontram nestas páginas que são tão decadentes, traquinas e bons que o leitor se questionará sobre o porquê de não ter apanhado a onda vegetariana há mais tempo».

«Este livro é sobre alegria. O puro prazer não adulterado que a comida lhe pode dar. Estas receitas foram escritas a pensar nas pessoas que gostam de comer e que sabem que comer juntos é mais do que apenas nutrição — hidratos de carbono e proteína — num prato. Partilhar uma refeição é uma das coisas que nos torna humanos. Devemos divertir-nos ao fazê-lo. É evidente que a nutrição é importante, e obviamente seria ótimo se as receitas usassem ingredientes frescos e de fácil acesso como estes, mas isto deveria ser um dado adquirido. Na sua simplicidade, o ato de cozinhar é um ato de amor; um ato de satisfazer aqueles que ama com algo delicioso».

«Este livro é sobre a felicidade. Não é um veículo para mesquinhez e acusações; nem culpa e sacrifício — mas para receitas simples que lhe irão dar prazer de lamber o prato e um certo abandono que vem da decadência da boa comida e de uma indulgência sem limites se assim o quiser. Este é um livro sobre vegetais e como obter mais receitas centradas nos legumes para o seu repertório. Apresento aqui muitos vegetais, oleaginosas e cereais porque os adoro, e suponho que, de certa forma, este livro também é um catálogo dos meus últimos anos de aventuras e explorações com a comida, tentando redesenhar o que é delicioso e captar a felicidade que a boa comida nos pode dar. Os menus de ‘carne e batatas’ pertencem há muito ao passado. Este é um livro repleto de receitas que explodem com cores e sabores vibrantes. Se este livro tivesse um mote, seria «SEM QUALQUER SACRIFÍCIO». Todo este livro é uma celebração à culinária sem sacrifício».

As receitas foram concebidas de modo a terem sabores fabulosos e texturas contrastantes. Foram desenvolvidas como um antídoto para as tão temidas refeições veganas desenxabidas de outrora, exercidas numa cegueira monástica monossilábica que ainda é seguida por alguns bloguistas de bem-estar e livros de culinária “que valem a pena”; “livros de culinária muitas vezes escritos por pessoas que não gostam de comer; pessoas que muitas vezes temem mais do que amam a comida.”

Matt Preston não resiste, no entanto, a acrescentar um «apêndice sobre carne para aqueles dias em que não lhe apetece ser vegetariano».

MATT PRESTON é a principal autoridade australiana em comida deliciosa e fácil de fazer, graças às suas crónicas regulares nas revistas Stellar, delicious e Taste, e há 11 anos como co-apresentador e júri no programa televisivo MasterChef Australia. Já publicou seis livros de cozinha e Delicioso, Fácil, Rápido foi publicado pela Casa das Letras em 2019. Nasceu em Inglaterra, mas vive em Melbourne, Austrália, desde os anos 90.

Mais Recentes

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 24 minutos

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 31 minutos

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 57 minutos

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 1 hora

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 1 hora

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 1 hora

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 1 hora

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 3 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 4 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 4 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 4 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 4 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 4 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 4 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 5 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 5 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 5 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 5 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 5 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.