A menopausa é outra fase vital na vida de uma mulher. O declínio da função ovariana, que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos, reflete-se no corpo como um todo, nos cabelos e na pele. Desidratação, perda de firmeza e manchas escuras são mais comuns nessa fase, por isso é necessário adaptar a sua rotina de beleza para manter sua pele radiante.
Com a queda do estrogénio, típica da menopausa, notamos diferentes mudanças na pele. Primeiro, a síntese de colágeno é reduzida em -2%, portanto o sinal mais visível e que mais nos preocupará será a falta de firmeza. Além disso, o processo de regeneração celular é mais lento e geralmente sofremos de desnutrição, o que se traduz em falta de conforto. A pigmentação pode ser outro sinal que nos preocupa, pois podemos sofrer de hiperpigmentação , causando falta de luminosidade.
As mudanças são notadas gradualmente, a pele fica mais desidratada , tem aquela sensação de ressecamento e depois também perde firmeza. A verdade é que parece mentira, mas a firmeza perde-se rapidamente. Isso, entre outras coisas, ocorre porque paramos de produzir o colágeno que nosso corpo exige após os 25 anos. Começamos a produzir muito menos colágeno, o que já é significativo. Mas depois da menopausa, de repente perdemos 30% a mais, e é por isso que a firmeza cai.
A perda de colágeno e elastina, proteínas essenciais para a firmeza da pele, favorece o aparecimento de rugas mais profundas e linhas de expressão . Manchas da idade também são mais comuns devido ao aumento da produção de melanina em algumas áreas da pele.
Para tratar o ressecamento, a falta de firmeza, as manchas escuras e as rugas mais profundas, é necessário adaptar sua rotina de cuidados com a pele.
Pela manhã, limpeza, um contorno de olhos completo, um bom antioxidante à base de vitamina E e ácido ferúlico para prevenir o fotoenvelhecimento e melhorar a luminosidade. Um hidratante nutritivo com peptídeos , fatores de crescimento e ácido hialurónico. Finalmente, o passo inegociável: protetor solar de amplo espectro reforçado com UVA.
À noite: uma limpeza dupla para remover completamente toda a sujidade, cor e poluição acumuladas durante o dia. Repetiremos o contorno geral dos olhos e passaremos para os transformadores (treinadores pessoais de pele). Ingredientes como retinoides, hidroxiácidos ou agentes despigmentantes são ideais para estimular a síntese de colágeno, melhorar a textura da pele e aumentar a pigmentação e a luminosidade. Terminaremos com um creme nutritivo (podemos até repetir o mesmo da manhã). Não podemos esquecer de esfoliar 1-2 vezes por semana para melhorar a renovação celular.