Partilhar

Mês para a sensibilização do melanoma cutâneo: reforçar a importância do cabelo como fator de proteção

Melanoma do couro cabeludo corresponde a 13% de todos os tumores da pele

16 Maio 2024
Sandra M. Pinto

Maio é o mês para a sensibilização do melanoma cutâneo e com o verão à porta, a Insparya reforça a importância do cabelo como fator de proteção contra o melanoma do couro cabeludo, o qual se estima que corresponda a 13% da totalidade de tumores da pele (1).

O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave, sendo que, em Portugal, são registados cerca de 1.500 novos casos por ano. Limitar o tempo de exposição ao sol e proteger a pele das agressões solares são apenas alguns dos mais importantes fatores a ter em consideração quando se fala em prevenção, reforçando sempre as zonas de maior exposição solar como seja a cabeça, pescoço e braços. Contudo, o melanoma da pele aparece com maior frequência no couro cabeludo exposto, ou seja, pessoas com calvície ou com pouca densidade capilar apresentam um maior risco de contrair esta doença.

Como explica Carlos Portinha, Coordenador Clínico do Grupo Insparya “a falta de cabelo expõe o couro cabeludo de forma direta e bastante agressiva aos raios solares. O cabelo constitui uma proteção fundamental para a cabeça, assim como as roupas protegem o corpo. Por isso, é fundamental sublinhar a importância do transplante capilar como uma solução eficaz contra a alopecia, uma condição que traz consigo consequências negativas a vários níveis, entre as quais uma maior probabilidade de desenvolver melanoma da pele”.

No mês em que é reforçada a importância da prevenção do melanoma da pele, há que reforçar a atenção em todos os fatores de risco. Um estudo desenvolvido pela Instituto de Investigação Médica QIMR Berghofer revela que a calvície em homens é um fator de risco para a formação de melanomas (2). Apesar de ser conhecida a relação entre a calvície masculina e incidência de melanoma da pele na cabeça, até ao momento, não havia ainda evidências científicas.

Embora a cor da pele seja um fator de risco conhecido, assim como a questão genética associada à alopécia androgénica, o estudo publicado na revista Nature Communications aponta para o aumento da incidência de melanomas e de carcinomas espinocelulares na cabeça e pescoço, os quais são explicados pelo aumento da exposição solar. O pescoço e cabeça acabam por ser as zonas onde mais frequentemente se verifica este tipo de cancro em homens calvos.

Transplante capilar: uma solução que protege

O Grupo Insparya, um dos líderes europeus em cuidados capilares, oferece soluções inovadoras e definitivas para combater a alopécia, incluindo o transplante capilar, que permite repovoar as zonas calvas da cabeça e, por conseguinte, diminuir a probabilidade de ocorrência de melanoma nessa zona.

O transplante capilar oferecido pelo Grupo Insparya é uma solução definitiva para a alopécia. Através da técnica FUE (Follicular Unit Extraction), uma equipa especializada de médicos e enfermeiros experientes extrai unidades foliculares da área dadora e implanta-as na área recetora, oferecendo assim resultados permanentes e naturais.

O compromisso em investigação tecnológica e biomédica, a formação especializada do pessoal médico, e o investimento de mais de 2 milhões de euros por ano em investigação, permitiu ao Grupo posicionar-se como uma das empresas mais vanguardistas e capazes de criar os sistemas de transplante mais inovadores e até o próprio Método Insparya, que garante a mais minuciosa análise e transplante cerca de 4 mil unidades foliculares num único dia, numa só sessão e com um procedimento indolor. Consciente da importância dos cuidados a ter antes, durante e após o transplante, a Insparya garante aos pacientes um acompanhamento pós-operatório de 18 meses, de forma a verificar se a evolução do procedimento está a decorrer da melhor forma possível e a promover o correto crescimento dos folículos.

 

Mais Recentes

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 7 horas

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 8 horas

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 8 horas

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 8 horas

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 9 horas

Se tem mais de 65 anos e gosta de caminhar siga este plano de um mês

há 9 horas

Se tem dúvidas venha esclarecer: estas são as características das pessoas atraentes

há 9 horas

Doença Bipolar: «Não há nenhum tratamento que a cure por completo», Jacinto Azevedo, psiquiatra

há 10 horas

Opinião: «A importância da atividade física para a saúde do fígado», Paula Peixe, médica

há 10 horas

Saiba como economizar o consumo de energia usando a mudança da hora

há 10 horas

Descobrimos o creme da Mercadona perfeito para tratar os sinais de envelhecimento: custa 5 euros

há 11 horas

Óbito: Morreu o ex-ministro da Saúde e médico Paulo Mendo

há 11 horas

Reduza a conta de água esta primavera com este truque simples 

há 11 horas

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 11 horas

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 12 horas

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 12 horas

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 12 horas

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 12 horas

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 12 horas

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.