O site Healthline publicou cinco dicas que podem ajudar todos a encontrarem um estado de atenção plena.
Atividade 1: Meditação a andar
O nome é autoexplicativo, mas é conseguir meditar enquanto caminha em linha reta ou em círculo.
Atividade 2: Condução atenta
Ao conduzir, você pode prestar atenção às coisas à sua volta: a qualidade da estrada, o som dos pneus e até mesmo como o seu corpo se encaixa no assento.
Depois, pode mudar o seu foco para outros veículos, luzes, pedestres, terrenos e o horizonte. Outra sugestão é deixar o telefone no silencio e não ouvir músicas ou outros tipos de áudio enquanto conduz.
Atividade 3: Única tarefa
Ao contrário da multitarefa, aqui é dedicar-se a uma única coisa. Por exemplo, se você estiver a trabalhar em frente ao computador, tente fechar todas as janelas que não estão associadas à tarefa que está a realizar. Isso ajuda a criar um foco e a liberar espaço na mente.
Outras sugestões para aprofundar essa prática são:
– Preste atenção à forma como você respira.
– Entenda a força da gravidade (como o seu corpo está na cadeira e como os seus pés sentem o chão).
– Sinta o ar do ambiente e/ou as roupas contra a pele.
– A postura do seu corpo.
Atividade 4: Comer com atenção
Aqui, trata-se de usar os minutos de uma refeição para prestar atenção a alguns detalhes: ouvir o barulho dos alimentos na panela ou saborear a comida ao mastigar lentamente.
Esta dinâmica pode trazer outras experiências, como: tentar comer com a mão que não é dominante, alimentar-se em silêncio e desligar a TV ou guardar o telefone durante a refeição.
Atividade 5: Jardinagem com cuidado
Uma maneira de praticar a atenção plena ao mesmo tempo que se conecta com a natureza. O cuidado aqui seria colocar a mão na terra para sentir a textura, observar como o seu corpo reage ao clima e ouvir se há sons de animais em seu redor.