Partilhar

Ministério da Saúde vai abrir mais de 900 vagas

Saiba para que posição.

14 Abril 2023
Forever Young

O Ministério da Saúde vai abrir mais de 900 vagas para médicos de família e haverá remuneração aumentada em cerca de 40% nalguns agrupamentos de centros de saúde para atrair os profissionais, anunciou o ministro da Saúde, avança a Lusa.

Numa entrevista publicada hoje no jornal Público, Manuel Pizarro diz que a medida estrutural mais importante para tentar resolver o problema da falta de médicos de família passa por aumentar a formação destes profissionais, tendo 507 começado a sua formação em janeiro.

Além desta medida, destaca a necessidade de alargar as Unidades de Saúde Familiar [USF], em especial as que têm remuneração associada ao desempenho — as USF modelo B.

Segundo disse, o concurso deverá abrir ainda em abril e as 900 vagas abrangem “todos os locais do país onde falta um médico de família”.

Para cativar os médicos de família a ficarem no Serviço Nacional de Saúde (SNS), sobretudo nos locais onde fazem mais falta, Pizarro aponta duas novidades adicionais: vagas carenciadas com remuneração aumentada em cerca de 40% apenas para os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) onde há mais de 25% de utentes sem médico de família e um novo modelo que implica compromisso de mobilidade por parte do médico.

Segundo explica, neste modelo, ainda com limitado no número – apenas 20 vagas para ver como funciona – os jovens médicos podem concorrer para uma vaga num ACES do Norte, mas com o compromisso de estarem em mobilidade até ao dia 01 de janeiro de 2026 num agrupamento mais carenciado de Lisboa e Vale do Tejo.

Lembra que, “apesar de tudo”, o SNS consegue atrair entre 60 a 70% dos médicos que forma e dá o exemplo do concurso aberto este ano para os que acabaram a especialidade de Medicina Geral e Familiar na segunda época do ano passado (tinham acabado 108), em que foram recrutados 137.

Questionado sobre a possibilidade de os hospitais contratarem diretamente profissionais, diz que a orientação da tutela é “devolver ao SNS aquilo que existiu durante décadas, que é a contratação por concursos institucionais”.

Contudo, admite: “Isso ainda não será possível neste primeiro semestre do ano 2023, porque exige um conjunto de adaptação legal que nós não fomos capazes de ter pronto nesta altura e porque também envolve negociação sindical”.

Assim, diz que vai se utilizado o decreto-lei que permite a contratação direta pelos hospitais EPE e as ULS (Unidades Locais de Saúde) da “esmagadora maioria dos médicos especialistas recém-formados”, lembrando que “a maioria das especialidades está ligada ao serviço de urgência”. O concurso nacional ficará apenas para as especialidades que não têm ligação a estes serviços.

Sobre a dedicação plena, diz que vai começar pelos médicos e pelos profissionais que estão nas USF, que têm um modelo de remuneração associado ao desempenho, nos centros de responsabilidade integrada [nos hospitais], nas equipas dedicadas na urgência, sendo depois “progressivamente alargada”.

Quanto à obstetrícia, afirma que a formação tem sido alargada, que em janeiro entraram no internato 54 médicos — “o maior número desde 2011” — e que o Governo está a trabalhar com a Ordem dos Médicos para criar condições para alargar este internato.

Sobre o funcionamento rotativo das maternidades e questionado sobre se se vai manter assim e por quanto tempo, Manuel Pizarro adiantou que vai ser feito um plano para a época do verão, reproduzindo o que tem acontecido até agora.

Mais Recentes

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 11 minutos

Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson

há 13 minutos

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 33 minutos

Se vai andar na estrada cuidado: PSP inicia hoje operação Páscoa em segurança

há 46 minutos

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 17 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 18 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 19 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 19 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 19 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 20 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 22 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 22 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 22 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 22 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 23 horas

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 23 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 23 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 24 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 24 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.