Partilhar

“Motos pela Igualdade” em passeio domingo em Coimbra

É já no próximo domingo, dia 17 de março, que terá lugar em Coimbra uma iniciativa de cariz solidária inserida no Dia Internacional da Mulher que engloba um passeio de motos, um convívio entre todos os envolvidos, uma angariação de produtos e fundos.

15 Março 2024
Sandra M. Pinto

 

Trata-se da primeira edição de “Motos pela Igualdade” na cidade conimbricense que tem como objetivo primordial homenagear as mulheres, celebrando a sua resiliência e projetando a sua imagem de autonomia, liberdade e independência, ajudando a travar convenções sociais ultrapassadas e ilógicas. Em suma, a iniciativa visa projetar a imagem da mulher do século XXI.

Com o ponto de encontro agendado para as 11h30, na Praça da Canção, o passeio iniciar-se-á às 14h00, e compreende um périplo pelas principais artérias da cidade de Coimbra, regressando ao ponto de partida cerca de 16h00 para a realização de um sorteio pelos participantes.

Durante o dia, além do anunciado passeio de motos, está prevista uma reunião comunitária, exibição de trial, por Filipe Paiva, da Trialmotor, especialista lousanense com inúmeros títulos campeão nacional da modalidade, banca de rifas, entre outras iniciativas.

Recorde-se que, na infância do século XX, mulheres destemidas pilotaram os primeiros automóveis e, até, aviões. Atualmente, embora muitas ainda sejam passageiras, é cada vez mais comum vê-las conduzirem motociclos. O motociclismo evoluiu e tornou-se num meio de expressão do não-conformismo e da emancipação, além de representar a solidariedade, a comunhão e o reconhecimento mútuo da igualdade entre mulher e homem.

Contudo, trata-se de uma luta diária, em que, atualmente, ainda existem países que negam às mulheres o direito de livre circulação e no Irão não é permitido a uma mulher conduzir um motociclo desde 1979, embora não seja proibido por lei, ao dia de hoje ainda não são emitidas licenças.

Nesse sentido, desafiamos os participantes de ambos os sexos a vestirem-se a rigor, caso o desejem, levar um acessório cor-de-rosa. Este evento solidário, pretende angariar produtos de higiene pessoal e beleza e fundos monetários que revertem na totalidade a favor de duas associações que apoiam mulheres desfavorecidas e/ou em situações precárias. Juntamente com outras organizações, desejamos contribuir para o combate a todas as formas de discriminação.

No “Motos pela Igualdade” operamos sem quaisquer apoios financeiros, pelo que solicitamos a cada participante a doação de um produto de higiene ou beleza, bem como o pagamento simbólico de 2 euros por pessoa inscrita na iniciativa.

Também desejamos promover os direitos da mulher e oferecer apoio em situações de vulnerabilidade, sejam elas fruto de agressões ou de doenças exclusivas do sexo feminino.

 

 

Embora simbólico, este evento é, também, um ato de inclusão – as motociclistas de Coimbra e da região tem orgulho em demonstrar a sua presença no mundo do motociclismo – , considerando, por isso, que este é mais um símbolo que promove e galvaniza a liberdade de cada uma.

A estrutura associativa “Motos pela Igualdade” convida todas as mulheres que conduzam motociclos a juntarem se a este movimento de cariz solidário, assim como os homens para enriquecer ainda mais este singular passeio. Isto não é só mais um passeio. É um passeio que apoia uma causa, em que estão a ser recolhidos artigos de higiene pessoal para quem mais necessita, desde um desodorizante, champô, sabonete ou qualquer outro produto semelhante.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 5 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 5 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 5 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 5 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 5 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 6 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 6 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 7 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 7 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 9 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 9 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 9 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 9 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 10 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 10 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 11 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 11 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 13 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 13 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.