Partilhar

“Motos pela Igualdade” em passeio domingo em Coimbra

É já no próximo domingo, dia 17 de março, que terá lugar em Coimbra uma iniciativa de cariz solidária inserida no Dia Internacional da Mulher que engloba um passeio de motos, um convívio entre todos os envolvidos, uma angariação de produtos e fundos.

15 Março 2024
Sandra M. Pinto

 

Trata-se da primeira edição de “Motos pela Igualdade” na cidade conimbricense que tem como objetivo primordial homenagear as mulheres, celebrando a sua resiliência e projetando a sua imagem de autonomia, liberdade e independência, ajudando a travar convenções sociais ultrapassadas e ilógicas. Em suma, a iniciativa visa projetar a imagem da mulher do século XXI.

Com o ponto de encontro agendado para as 11h30, na Praça da Canção, o passeio iniciar-se-á às 14h00, e compreende um périplo pelas principais artérias da cidade de Coimbra, regressando ao ponto de partida cerca de 16h00 para a realização de um sorteio pelos participantes.

Durante o dia, além do anunciado passeio de motos, está prevista uma reunião comunitária, exibição de trial, por Filipe Paiva, da Trialmotor, especialista lousanense com inúmeros títulos campeão nacional da modalidade, banca de rifas, entre outras iniciativas.

Recorde-se que, na infância do século XX, mulheres destemidas pilotaram os primeiros automóveis e, até, aviões. Atualmente, embora muitas ainda sejam passageiras, é cada vez mais comum vê-las conduzirem motociclos. O motociclismo evoluiu e tornou-se num meio de expressão do não-conformismo e da emancipação, além de representar a solidariedade, a comunhão e o reconhecimento mútuo da igualdade entre mulher e homem.

Contudo, trata-se de uma luta diária, em que, atualmente, ainda existem países que negam às mulheres o direito de livre circulação e no Irão não é permitido a uma mulher conduzir um motociclo desde 1979, embora não seja proibido por lei, ao dia de hoje ainda não são emitidas licenças.

Nesse sentido, desafiamos os participantes de ambos os sexos a vestirem-se a rigor, caso o desejem, levar um acessório cor-de-rosa. Este evento solidário, pretende angariar produtos de higiene pessoal e beleza e fundos monetários que revertem na totalidade a favor de duas associações que apoiam mulheres desfavorecidas e/ou em situações precárias. Juntamente com outras organizações, desejamos contribuir para o combate a todas as formas de discriminação.

No “Motos pela Igualdade” operamos sem quaisquer apoios financeiros, pelo que solicitamos a cada participante a doação de um produto de higiene ou beleza, bem como o pagamento simbólico de 2 euros por pessoa inscrita na iniciativa.

Também desejamos promover os direitos da mulher e oferecer apoio em situações de vulnerabilidade, sejam elas fruto de agressões ou de doenças exclusivas do sexo feminino.

 

 

Embora simbólico, este evento é, também, um ato de inclusão – as motociclistas de Coimbra e da região tem orgulho em demonstrar a sua presença no mundo do motociclismo – , considerando, por isso, que este é mais um símbolo que promove e galvaniza a liberdade de cada uma.

A estrutura associativa “Motos pela Igualdade” convida todas as mulheres que conduzam motociclos a juntarem se a este movimento de cariz solidário, assim como os homens para enriquecer ainda mais este singular passeio. Isto não é só mais um passeio. É um passeio que apoia uma causa, em que estão a ser recolhidos artigos de higiene pessoal para quem mais necessita, desde um desodorizante, champô, sabonete ou qualquer outro produto semelhante.

Mais Recentes

Descubra os benefícios da leitura para a saúde mental

há 27 minutos

Descobrimos o rooftop que promete um ambiente descontraído, ideal para jantares entre amigos ou sunsets

há 47 minutos

Os melhores sabores do Minho aterram nos Açores num evento a quatro mãos

há 1 hora

Acabou de comer e já está com “fome” outra vez? Cuidado: convém perceber por que está isso a acontecer

há 1 hora

Se já passou dos 65 anos convém estar a par: estas são as cirurgias mais arriscadas depois dessa idade

há 2 horas

Espondilartrite axial: a doença que não tem cura, mas que tem tratamento

há 2 horas

Infarmed manda retirar do mercado todos estes produtos cosméticos: «não cumprem com os requisitos», refere a entidade

há 2 horas

À medida que envelhecemos os nossos arrependimentos estão relacionados com as oportunidades que não aproveitámos: 5 formas de se livrar desse sentimento

há 2 horas

Tenha uns lábios de sonho por menos de 3 euros: basta usar este delineador de lábios (perfeito) da Mercadona

há 3 horas

Sintomas da menopausa podem estar ligados com o desempenho cognitivo, é o que revela este estudo

há 3 horas

Descobrimos qual é o signo mais raro e estamos prestes a revelar: será que é o seu?

há 3 horas

A doença que afeta quase metade dos homens com mais de 50 anos mas da qual ninguém fala

há 4 horas

Conjuntivite alérgica: fique a par dos sintomas da doença que pode afetar toda a sua família

há 4 horas

E se lhe dissermos que, se jogar estes jogos, não só atrasa o envelhecimento cerebral como evita doenças, parece-lhe bom demais?

há 4 horas

É tudo uma questão de bom-senso e alguns cuidados: saiba como passar dos 50 anos (e chegar aos 65) o mais saudável possível

há 5 horas

Está a chegar a época delas: está preparado para as constipações? 8 sinais (subtis) aos quais deve tomar atenção

há 5 horas

Descobrimos a coleção de vernizes mais irresistível para este outono (e queremos partilhar a novidade)

há 7 horas

Tivoli Palazzo Gaddi abre as suas portas no centro histórico de Florença

há 7 horas

Testemunho contra o esquecimento: “O Dia Que Mudou Israel” relembra o 7 de outubro

há 7 horas

Marca de moda oferece voucher de 20 euros aos primeiros 50 clientes que visitarem o seu novo espaço

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.