Partilhar

Museu do Oriente dá as boas-vindas ao ano do Dragão

Em clima de festa e decorado a preceito, o Museu do Oriente comemora a chegada do Novo Ano Lunar, que este ano se assinala a 10 de Fevereiro, sob o signo do dragão.

30 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

A programação estende-se de 27 de Janeiro a 11 de Fevereiro, com visitas e oficinas para todas as idades. Sábado, 10 de Fevereiro, a entrada no Museu do Oriente é gratuita.

 

Para o público adulto, destaque para oficinas para revitalizar energias e cozinhar receitas típicas. No dia 27 de Janeiro, a manhã será dedicada a aprender a fazer Baos, pães recheados e cozinhados a vapor, consumidos como petisco ou como refeição principal. No período da tarde, a sessão Yoga com Indra para o Ano Novo ajudará os participantes a manter o foco nas suas resoluções de Ano Novo.

 

A busca por energias auspiciosas para o Novo Ano Lunar continua no dia 2 de Fevereiro, na oficina de Feng Shui para 2024 – Ano do Dragão. Nesta sessão, os participantes irão criar um mapa de energia de casa ou do escritório, para consultar e aplicar ao longo de todo o ano, activando bons fluxos e reorganizando o espaço. No dia 3 de Fevereiro, voltam a colocar-se as mãos na massa, desta vez para cozinhar dumplings chineses, tradicionalmente consumidos em ocasiões festivas. Com um formato que lembra lingotes, simbolizam riqueza e prosperidade sendo, por isso, iguaria imprescindível na mesa de Ano Novo. Os participantes vão confeccionar esta iguaria versátil e apetitosa, numa oficina que culmina numa refeição partilhada.

 

Quase a entrar no Ano do Dragão, a 9 de Fevereiro, a visita orientada Novo Ano Lunar convida a percorrer as colecções do Museu ao encontro das tradições que marcam esta grande festividade: rituais de purificação, decorações auspiciosas e muito mais. Esta será a ocasião perfeita para encontrar os numerosos dragões representados nas peças em exposição, a começar pelo impressionante exemplar que decora a entrada do Museu.

 

As actividades para famílias e crianças desafiam os jovens visitantes a mergulhar no universo vibrante de cor, alegria e celebração do Ano Novo. Entre lendas, tradições e personagens, conhece-se como se celebra esta data, não só na China, mas também no Japão. Sábado, 3 Fevereiro, as oficinas sensoriais Ano Novo [pais e bebés até 12 meses] e Feijões ao Ar? [pais e bebés dos 12 aos 36 meses] contam histórias ao sabor da exploração de texturas, sons e movimentos.

 

A sessão Oni Fora! Felicidade Dentro, leva crianças dos 7 aos 12 anos a conhecer os Oni, criaturas mitológicas que simbolizam o fim do Inverno no Japão. Para abrir caminho à Primavera, um ritual teremos de realizar…

 

Domingo, 4 de Fevereiro, através da arte milenar chinesa do recorte de papel, as crianças dos 3 aos 5 anos vão criar dragões para ornamentar a casa, um símbolo de sorte, prosperidade e riqueza.

No dia em que se assinala a chegada do Ano Novo Lunar (10 de Fevereiro), o Museu do Oriente sugere O Zodíaco em Máscaras, para as crianças dos 7 aos 12 anos. A partir da lenda do zodíaco chinês, conhecem-se os seus 12 animais, do Rato, ao Tigre, passando pelo Dragão, que este ano é especial, e escolhe-se um para construir uma máscara, a pensar também no Carnaval.

 

As actividades estendem-se até ao dia 11 de Fevereiro, com uma oficina temática de escrita criativa [para crianças dos 7 aos 13 anos]. Para os visitantes mais curiosos [M/6 anos], em visita pelo Museu encontram-se Os 7 Deuses da Felicidade. Num barco cheio de tesouros, conhece-se a origem e as características de cada um deles, e porque são tão venerados no Japão.

 

Símbolo de nobreza, honra e prosperidade, muito adorado na China e no Japão, o Dragão é o quinto animal do zodíaco chinês. Venha celebrar o Ano do Dragão e o início de um novo ciclo no Museu do Oriente!

Mais Recentes

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 48 minutos

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 3 horas

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 4 horas

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 21 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 21 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 21 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 22 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 22 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 22 horas

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 23 horas

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 24 horas

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 24 horas

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 1 dia

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 1 dia

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 1 dia

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 1 dia

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 1 dia

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 1 dia

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 1 dia

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.