<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Museu do Oriente dá as boas-vindas ao ano do Dragão

30 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

Em clima de festa e decorado a preceito, o Museu do Oriente comemora a chegada do Novo Ano Lunar, que este ano se assinala a 10 de Fevereiro, sob o signo do dragão.

A programação estende-se de 27 de Janeiro a 11 de Fevereiro, com visitas e oficinas para todas as idades. Sábado, 10 de Fevereiro, a entrada no Museu do Oriente é gratuita.

 

Para o público adulto, destaque para oficinas para revitalizar energias e cozinhar receitas típicas. No dia 27 de Janeiro, a manhã será dedicada a aprender a fazer Baos, pães recheados e cozinhados a vapor, consumidos como petisco ou como refeição principal. No período da tarde, a sessão Yoga com Indra para o Ano Novo ajudará os participantes a manter o foco nas suas resoluções de Ano Novo.

 

A busca por energias auspiciosas para o Novo Ano Lunar continua no dia 2 de Fevereiro, na oficina de Feng Shui para 2024 – Ano do Dragão. Nesta sessão, os participantes irão criar um mapa de energia de casa ou do escritório, para consultar e aplicar ao longo de todo o ano, activando bons fluxos e reorganizando o espaço. No dia 3 de Fevereiro, voltam a colocar-se as mãos na massa, desta vez para cozinhar dumplings chineses, tradicionalmente consumidos em ocasiões festivas. Com um formato que lembra lingotes, simbolizam riqueza e prosperidade sendo, por isso, iguaria imprescindível na mesa de Ano Novo. Os participantes vão confeccionar esta iguaria versátil e apetitosa, numa oficina que culmina numa refeição partilhada.

 

Quase a entrar no Ano do Dragão, a 9 de Fevereiro, a visita orientada Novo Ano Lunar convida a percorrer as colecções do Museu ao encontro das tradições que marcam esta grande festividade: rituais de purificação, decorações auspiciosas e muito mais. Esta será a ocasião perfeita para encontrar os numerosos dragões representados nas peças em exposição, a começar pelo impressionante exemplar que decora a entrada do Museu.

 

As actividades para famílias e crianças desafiam os jovens visitantes a mergulhar no universo vibrante de cor, alegria e celebração do Ano Novo. Entre lendas, tradições e personagens, conhece-se como se celebra esta data, não só na China, mas também no Japão. Sábado, 3 Fevereiro, as oficinas sensoriais Ano Novo [pais e bebés até 12 meses] e Feijões ao Ar? [pais e bebés dos 12 aos 36 meses] contam histórias ao sabor da exploração de texturas, sons e movimentos.

 

A sessão Oni Fora! Felicidade Dentro, leva crianças dos 7 aos 12 anos a conhecer os Oni, criaturas mitológicas que simbolizam o fim do Inverno no Japão. Para abrir caminho à Primavera, um ritual teremos de realizar…

 

Domingo, 4 de Fevereiro, através da arte milenar chinesa do recorte de papel, as crianças dos 3 aos 5 anos vão criar dragões para ornamentar a casa, um símbolo de sorte, prosperidade e riqueza.

No dia em que se assinala a chegada do Ano Novo Lunar (10 de Fevereiro), o Museu do Oriente sugere O Zodíaco em Máscaras, para as crianças dos 7 aos 12 anos. A partir da lenda do zodíaco chinês, conhecem-se os seus 12 animais, do Rato, ao Tigre, passando pelo Dragão, que este ano é especial, e escolhe-se um para construir uma máscara, a pensar também no Carnaval.

 

As actividades estendem-se até ao dia 11 de Fevereiro, com uma oficina temática de escrita criativa [para crianças dos 7 aos 13 anos]. Para os visitantes mais curiosos [M/6 anos], em visita pelo Museu encontram-se Os 7 Deuses da Felicidade. Num barco cheio de tesouros, conhece-se a origem e as características de cada um deles, e porque são tão venerados no Japão.

 

Símbolo de nobreza, honra e prosperidade, muito adorado na China e no Japão, o Dragão é o quinto animal do zodíaco chinês. Venha celebrar o Ano do Dragão e o início de um novo ciclo no Museu do Oriente!

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 45 minutos

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 1 hora

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 1 hora

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 2 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 2 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 2 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 3 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 3 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 3 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 4 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 4 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 4 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 5 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 5 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 6 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 6 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 7 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 7 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 7 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.