<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Não deite fora: o líquido no topo do iogurte pode ser o seu novo aliado. Especialistas explicam a razão

28 Junho 2025
Forever Young

é para consumir o liquido ou não?

Já reparou naquele líquido transparente que surge ao abrir um iogurte? Enquanto uns o misturam diretamente ao iogurte, outros preferem descartá-lo sem saber exatamente o que é. Mas afinal, que “mistério” se esconde nesse líquido e será que vale a pena consumi-lo?

Em 1987, o investigador Michel Saintain, da Danone, esclareceu que esse líquido é o soro do leite — a parte aquosa que se separa da coalhada (a parte branca e mais densa do iogurte). Quanto mais tempo o iogurte fermenta, mais soro é produzido. Além disso, os movimentos durante o transporte do iogurte podem aumentar essa separação.

O soro é composto principalmente por água, mas também contém proteínas do leite, potássio, cálcio e outros nutrientes importantes para a saúde. Ele representa uma das duas proteínas do leite, enquanto a caseína fica na parte sólida.

Estudos realizados pela Curtin University, na Austrália, e pelo Centro de Investigação Aplicada de Minnesota, nos Estados Unidos, revelam que as proteínas do soro ajudam:

  • A perder peso e combater a obesidade

  • A reduzir os níveis de colesterol

  • A baixar a pressão arterial, contribuindo para o tratamento da hipertensão e redução do risco de doenças cardiovasculares

Devo consumir ou não?

Os especialistas recomendam o consumo do soro, pois ele traz benefícios nutricionais importantes. Além disso, misturar o líquido ao iogurte ajuda a aproveitar ao máximo todas as suas propriedades.